quinta-feira, dezembro 1, 2022
Google search engine
InícioDEMOCRATIZAÇÃO DA MÍDIAPrograma “Jornalismo em Debate” discute a cobertura da crise política no país

Programa “Jornalismo em Debate” discute a cobertura da crise política no país

Com o objetivo de discutir a cobertura da imprensa sobre a crise, do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff ao governo interino de Michel Temer, a Rádio Ponto promove um revival do Jornalismo em Debate, programa criado em 2011 pela Cátedra FENAJ/UFSC de Jornalismo para a Cidadania, uma parceria entre o Curso de Jornalismo da UFSC e a FENAJ. São quatro edições especiais sobre o comportamento da mídia, com análises e debates de convidados de todo o país e reportagens especiais das equipes de produção do programa. Confira no
Mix Cloud , no site da Rádio Ponto ou ainda no Facebook .

A primeira edição, “O Processo de Impeachment da Presidente Dilma Rousseff – Cobertura da Imprensa Nacional”. Este primeiro programa conta com as participações, como debatedores, de Celso Augusto Schröder, presidente da FENAJ e professor da PUCRS; Itamar Aguiar, jornalista e professor do Curso de Sociologia da UFSC, José Augusto Camargo, diretor do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo  e secretário geral da FENAJ, Nicolas David, criador do Estopim, coletivo de jornalismo independente, e de Samuel Lima, professor do Curso de Jornalismo da UFSC e um dos coordenadores da pesquisa “Perfil Profissional do Jornalista Brasileiro”. As reportagens trazem entrevistas e análises de vários outros jornalistas e especialistas em comportamento da mídia.

As próximas três edições vão ao ar e em seguida ficam disponíveis na web nos dias 1º, 6 e 8 de junho, sempre a partir das 19h. Nesta quarta, dia 1º, o programa continua a debater sobre a cobertura nacional; a edição do dia 6 aborda a cobertura local, enquanto o programa do dia 8 discutirá as condições do exercício da profissão de jornalista em coberturas políticas como as que vêm sendo realizadas sobre a crise no país.

O Jornalismo em Debate é um programa criado em 2011 pela Cátedra FENAJ/UFSC de Jornalismo para a Cidadania, uma parceria entre o Curso de Jornalismo da UFSC e a FENAJ. Sua proposta é discutir a atuação e cobertura da mídia e sua influência sobre acontecimentos de relevância nacional e internacional. Até 2013, fez parte da grade normal da Rádio Ponto, a webestação laboratório do Jornalismo da UFSC. Neste ano de 2016, volta ao ar em edições especiais. É produzido pelos estudantes do curso de graduação, em equipes formadas pelos bolsistas e voluntários da emissora.

 

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios