0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Campanha Salarial Unificada: De norte a Sul do País, jornalistas irão reivindicar valorização e direitos

“Quem defende o Jornalismo, valoriza as e os Jornalistas!”. Com esse tema, a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) convoca os 31 Sindicatos filiados e toda a categoria para se engajarem na Campanha Salarial Nacional Unificada dos/das Jornalistas 2024.

Lançada em ato nacional realizado em 18 de novembro, durante o 22º Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (ENJAI), a iniciativa é coordenada pela Secretaria de Mobilização, Negociação Salarial e Direito Autoral da entidade.

“A inédita campanha nacional, que terá mobilizações municipais, interestaduais e estaduais que serão deflagradas ao longo de todo o ano de 2024, visa impulsionar a valorização dos jornalistas”, explica o secretário de Negociação Salarial da FENAJ e presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), Rafael Mesquita.

“O objetivo é a reconstrução dos direitos da categoria, fortalecendo as negociações coletivas nos setores privado e público, tanto na mídia quanto fora dela, conduzidas pelos sindicatos brasileiros”, pontua o dirigente.

A Campanha Salarial Nacional Unificada dos/das Jornalistas 2024 tem como princípios:

 Aumento real de salários
 Correção de perdas salariais
 Garantia de auxílios alimentação, creche e saúde
 Implementação de plano de carreira e promoções
 Respeito à jornada especial
 Melhoria das condições de trabalho e segurança
 Remuneração de horas extras
 Protocolo de segurança para jornalistas
 Promoção da igualdade de oportunidades
 Combate às práticas antissindicais
 Prevenção de violência e assédio
 Saúde mental de jornalistas
 Contratação de jornalistas diplomados
 Defesa de carreira de jornalista no serviço público
É hora de fazer história

Samira de Castro, presidente da FENAJ, expressou o compromisso da Federação em liderar a maior luta conjunta da história da categoria. “Inspirados no lema de que só a luta muda a vida, estamos iniciando a trajetória das campanhas salariais nacionais. Mais do que nunca, é essencial dar voz às demandas coletivas das e dos jornalistas brasileiros, que historicamente têm sido oprimidos pelo modelo de negócios do jornalismo tradicional e são um dos grupos mais afetados pelas transformações no mundo do trabalho. Estaremos firmes nessa nova frente de batalha, em todo o Brasil, de norte a sul. Jornalistas brasileiros, mais do que nunca, uni-vos!”, enfatiza a líder sindical.

Lançamentos locais

A FENAJ enviou aos Sindicatos filiados o material de divulgação da Campanha e também orientou que estes realizem lançamentos locais. Ao longo do processo, a Federação promoverá plenárias, dias nacionais e regionais de luta, demonstrando seu apoio e solidariedade aos sindicatos.

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas