A Assembléia Legislativa de Santa Catarina aprovou moção, de iniciativa do deputado Sargento Amauri Soares (PDT), em solidariedade aos bacharéis em Jornalismo e apoio às iniciativas legislativas que visem restituir a obrigatoriedade da obtenção do diploma de bacharel para o exercício da profissão de jornalista. A mensagem será encaminhada para a Federação Nacional de Jornalistas e Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, além das presidências da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
O deputado entende que a decisão do Supremo Tribunal Federal coloca em risco a regulamentação das demais profissões. “Se o diploma de jornalismo não se faz mais necessário para o exercício da profissão, isso coloca em risco todas as linhas de conhecimento e da ciência”, explicou. O deputado acredita que o Congresso Nacional, através de emenda constitucional, pode reverter a situação e dar nova legitimidade à profissão. “É o justo, e o que pode devolver a dignidade e respeito profissional a essa categoria tão importante”, afirmou.
Os deputados José Natal (PSDB) e Kennedy Nunes (PP) subscreveram a moção, foi aprovada na sessão de 30 de junho. (com informações da assessoria de imprensa do Gab. do dep. Est. Sgt Amauri Soares).