O Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC) assumiu a representação dos profissionais de imprensa da Epagri, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina. Esta é a decisão de assembleia dos jornalistas vinculados ao órgão, realizada nesta segunda-feira (25/04), na associação dos funcionários, em Florianópolis. Na reunião, foi definida uma pauta de reivindicações, que será protocolada na sede da empresa. O Sindicato solicitou uma reunião de mediação com os representantes do órgão, na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), que ocorre às 14h30 desta quinta-feira, 28 de abril.
As principais reivindicações dos jornalistas da Epagri são a reposição da inflação nos salários e demais benefícios, como auxílio educação infantil e vale alimentação. Apesar de ser um órgão público, a representação pelo SJSC se faz possível pelo fato de a empresa ser de economia mista, e seus empregados, submetidos a regime de trabalho de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). É o caso de outras empresas públicas que adotam o mesmo modelo, como os Correios.
Leia a pauta de reivindicações aqui
O departamento de comunicação da Epagri conta hoje com cerca de 14 profissionais de imprensa, entre eles diagramadores, cinegrafistas e repórteres. O interesse para que o SJSC assumisse a representação sindical dos trabalhadores partiu de um conjunto de funcionários, que entrou em contato com o SJSC. Conversações neste sentido vem ocorrendo desde meados do ano passado, resultando na aprovação da medida em assembleia dos trabalhadores.