25/11/2010 – O ato público promovido pelo jornalistas, na manhã de hoje, 25, no ponto de ônibus próximo ao Centro de Comunicação e Expressão, na UFSC, reuniu mais 150 adesões ao abaixo-assinado contra o oligopólio da mídia em Santa Catarina. O total de assinaturas ultrapassa 3150 e deve ser anexado à Ação Civil Pública promovida pelo Ministério Público Federal no estado e uma cópia será encaminhada ao Ministério das Comunicações.
Este foi o último ato público realizado em 2010 pela direção do SJSC e teve apoio material – empréstimo de mesas e cadeiras- do Sindicato dos Trabalhadores da UFSC (Sintufsc). “Assinar o abaixo-assinado é um dever de cidadão”, recomendaram diretores presentes na atividade.”
Além de obter o monopólio ilegal no setor, os tradicionais veículos de comunicação privados têm suas receitas financiadas em até 97% por capital publicitário, segundo estudo do Coletivo Brasil de Comunicação Social – Intervozes – divulgado durante o segundo turno das eleições. A campanha contra o monopólio da informação não vai parar por aí. Novas estratégias serão traçadas para 2011 nos próximos dias.