Após duas rodadas de visitas nos principais veículos de comunicação de Joinville, o Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC) decidiu notificar a RBS TV e a RIC-Record por praticarem desvio de função com seus repórteres cinematográficos.
Apesar de exercerem funções previstas no decreto que regula a profissão de jornalista, diversos profissionais das duas empresas são contratados como “operadores de câmera”, função que pertence a categoria dos radialistas.
A manobra é realizada para pagar salários menores e praticar jornadas de trabalho maiores, já que o piso dos radialistas na região de Joinville é de apenas R$ 750 para uma jornada de seis horas de trabalho.
Notícias do Dia também é notificado
Outra irregularidade muito comum nas redações também é alvo de notificação por parte do Sindicato: os “jornalistas-motoristas”.
Além de serem contratados como radialistas, os repórteres cinematográficos da RBS TV e da RIC-Record em Joinville são obrigados a dirigir os carros da empresa para efetuar o deslocamento das equipes até as pautas.
A situação se repete também no Notícias do Dia. O único motorista contratado pela empresa – que já era insuficente para a demanda – está cumprindo aviso prévio. Em contatos com diretores do SJSC, profissionais informaram que a empresa não pretende contratar um substituto, obrigando repórteres fotográficos a serem também motoristas.
O secretário geral do Sindicado dos Jornalistas, Leonel Camasão, informa que o objetivo das notificações é uma resolução rápida dos problemas. “Não havendo disposição das empresas em resolver as irregularidades, acionaremos o Ministério do Trabalho e adotaremos a via judicial”, diz.