sábado, novembro 26, 2022
Google search engine
InícioNOTÍCIASSindicato notifica tevês e jornal por contratações irregulares e desvios de função

Sindicato notifica tevês e jornal por contratações irregulares e desvios de função

Após duas rodadas de visitas nos principais veículos de comunicação de Joinville, o Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC) decidiu notificar a RBS TV e a RIC-Record por praticarem desvio de função com seus repórteres cinematográficos.

Apesar de exercerem funções previstas no decreto que regula a profissão de jornalista, diversos profissionais das duas empresas são contratados como “operadores de câmera”, função que pertence a categoria dos radialistas.

A manobra é realizada para pagar salários menores e praticar jornadas de trabalho maiores, já que o piso dos radialistas na região de Joinville é de apenas R$ 750 para uma jornada de seis horas de trabalho.

Notícias do Dia também é notificado

Outra irregularidade muito comum nas redações também é alvo de notificação por parte do Sindicato: os “jornalistas-motoristas”.

Além de serem contratados como radialistas, os repórteres cinematográficos da RBS TV e da RIC-Record em Joinville são obrigados a dirigir os carros da empresa para efetuar o deslocamento das equipes até as pautas.

A situação se repete também no Notícias do Dia. O único motorista contratado pela empresa – que já era insuficente para a demanda – está cumprindo aviso prévio. Em contatos com diretores do SJSC, profissionais informaram que a empresa não pretende contratar um substituto, obrigando repórteres fotográficos a serem também motoristas.

O secretário geral do Sindicado dos Jornalistas, Leonel Camasão, informa que o objetivo das notificações é uma resolução rápida dos problemas. “Não havendo disposição das empresas em resolver as irregularidades, acionaremos o Ministério do Trabalho e adotaremos a via judicial”, diz.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios