Com a participação de economistas de 20 países, começa nessa sexta-feira, 24, o VIII Encontro da Associação Mundial de Economia Política (World Association for Political Economy – Wape). Durante a manhã e tarde será realizada a sessão latino-americana, com a discussão da atualidade do pensamento de Karl Marx no continente e a questão do endividamento dos países. A atividade começa às 8h30min, no Auditório da Reitoria da UFSC, com o debate da dívida, do qual participam Alejandro Olmos e Maria Lúcia Fatorrelli. Os dois participaram da auditoria da dívida externa do Equador, durante o primeiro mandato de Rafael Correa, que redefiniu a dívida do país.
É a primeira vez que o evento é realizado na América do Sul. Nas sete edições anteriores, o encontro teve lugar em países europeus e asiáticos, e apenas uma vez aconteceu na América Latina, México, em 2012. A Wape nasceu na China e reúne associados de todas as partes do mundo. Nesse encontro, a delegação chinesa é mais numerosa, mas o encontro vai contar com a presença de conferencistas que viajam desde a Austrália, Índia, Japão, Estados Unidos, Canadá e vários países europeus.
Por iniciativa do Instituto de Estudos Latino- Americanos (IELA/UFSC), que organiza o encontro, na UFSC o evento ganha um caráter aberto, não se restringindo à participação de economistas. As conferências e painéis estarão abertos à participação de estudantes, professores, sindicalistas, lideranças populares, movimentos sociais e quem tiver interesse em saber mais sobre o tema central: Desigualdade e capitalismo mundial: análise, Política e Ação.
O WAPE brasileiro traz ainda um toque de beleza, pois inspira a discussão científica com um concerto de bela música brasileira, que inclui composições de Villa-Lobos, Ernesto Nazareth, Ary Barroso, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Jacob do Bandolim, Chiquinha Gonzaga, Waldir Azevedo, Pixinguinha e Benedito Lacerda. Vai ser no dia 24 de maio, às 19h30min, no Auditório Garapuvu (Centro de Cultura e Eventos0, com a participação do quarteto “Instrumental Brasil” e da soprano Claudia Todorov. No quarteto, os músicos Wagner Segura (violão 7 cordas); Tiago Larroyd (bandolim/cavaquinho); Fabio Melo (flauta/sax); Fabrício Gonçalves (pandeiro).
A organização local do VIII WAPE é de responsabilidade do IELA e todas as atividades são com entrada livre, sem custo de inscrição. Haverá interpretação simultânea para o português das conferências em língua inglesa.
Confira a programação do primeiro dia:
SEXTA-FEIRA, 24 de Maio, 08:30
Auditório da Reitoria / Rectory Auditorium
A economia política da dívida externa na América Latina
A farsa do “desendividamento” externo da Argentina
Alejandro Olmos, Argentina
O superendividamento do estado brasileiro
Maria Lucia Fattorelli Carneiro, Brasil
Na parte da tarde, segue o debate com a discussão da atualidade do pensamento de Marx.
SEXTA-FEIRA, 24 de Maio, 14:30
Auditório da Reitoria / Rectory Auditorium
Atualidade do pensamento de Marx
Nildo Ouriques, UFSC/Brasil
Neimeyer Almeida Filho, UFU e SEP, Brasil
Juan Kornblihtt, CEICS/Argentina
José Antônio Martins, UFSC/Brasil
Às 19h30min, a comunidade poderá fruir da apresentação musical com o grupo Instrumental Brasil, que trará um repertório do melhor da música popular brasileira. A atividade será aberta ao público, no Auditório Garapuvu, Centro de Eventos da UFSC.
“Instrumental Brasil”
Músicos
Wagner Segura (Violão 7 cordas)
Tiago Larroyd (Bandolim/Cavaquinho)
Fabio Melo (Flauta/Sax)
Fabrício Gonçalves (Pandeiro)
Claudia Todorov (Soprano)
Repertório
Ary Barroso – Aquarela do Brasil
Tom Jobim/Vinicius de Moraes – Garota de Ipanema
Ernesto Nazareth – Odeon
Jacob do Bandolim – Receita de Samba
Villa-Lobos – Bachianas Brasileiras Nº.5
Villa-Lobos – Melodia Sentimental
Villa-Lobos – O Trenzinho do Caipira
Chiquinha Gonzaga – Atraente
Pixinguinha & Benedito Lacerda – Cheguei
Waldyr Azevedo – Carioquinha/Brasileirinho
Programação completa AQUI
Raquel Moysés – Jornalista