0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Intransigentes, patrões mantêm proposta mesquinha e frustram expectativa de acordo

duck_tales_wallpaper_4-normalEm nova audiência na SRTE/SC (Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego de SC) na tarde de terça-feira (20) os representantes patronais decepcionaram os  jornalistas. Mantiveram a proposta apresentada na reunião anterior de aumento do piso para apenas R$ 1.728,00 e reajuste de 7,16% para os demais salários. A única novidade foi a participação do Sindicato das Empresas de Rádio e TV como ouvinte.

Representado pelo diretor Osmar Schlindwein e pelos advogados Gustavo Guimarães e Aglaê de Oliveira, o Sindicato das Empresas de Jornais e Revistas de pronto respondeu que não teve condições de melhorar a proposta apresentada na audiência do dia 13 de agosto. O argumento foi de que o desempenho das empresas no segundo semestre do ano passado e primeiro semestre de 2013 foi “um terror”. Até a variação da cotação do dólar e sua repercussão na compra do papel para impressão de jornais e revistas foi usada para frear a pedida dos jornalistas por salários mais dignos.

Já os representantes do SJSC, os dirigentes Valmor Fritsche e Aderbal Filho, e o advogado Prudente Melo contra-argumentaram com dados que apontam um bom desempenho econômico das empresas de comunicação em 2012, além de sua inclusão na MP da desoneração da folha de pagamento. E questionaram: o que justifica, num estado que sempre figura entre os sete melhores desempenhos do PIB nacional, o piso dos jornalistas ser tão baixo e menor que o dos outros estados do Sul?

Diante dos argumentos conjunturais e da indignação dos representantes dos jornalistas com a proposta patronal, os prepostos do Sindejor/SC se dispuseram a prosseguir com a negociação e a buscarem uma reavaliação de sua proposta. Comprometeram-se a manifestar uma posição diretamente ao Sindicato dos Jornalistas na próxima semana. Nova audiência na SRTE ficou agendada para o dia 3 de setembro, caso as partes não cheguem a um acordo até lá.

Disposição de dialogar

Ausentes das negociações coletivas há muitos outonos e invernos, o Sindicato das Empresas de Rádio e TV (SERT/SC) compareceu à audiência representado por sua atual presidente, Marise Westphal Hartke, e pelo advogado Marcos Antônio Silveira. Receptiva, a nova dirigente demonstrou disposição em melhorar o diálogo com o SJSC e acatar – no que concerne aos jornalistas que trabalham em emissoras de Rádio e TV – o que for definido na Convenção Coletiva com o Sindejor/SC.

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas