0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Nota de pesar pela morte de Marielle Franco

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), a Comissão Nacional de Mulheres Jornalistas e  a Comissão Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial (Conajira), que representa as Comissões de Jornalistas pela Igualdade Racial dos sindicatos se solidarizam com os familiares, correligionários e amigos da vereadora Marielle Franco (PSOL) e de seu motorista Anderson Pedro Gomes, brutalmente assassinados na noite de ontem (14/3), no Rio de Janeiro.

A parlamentar Marielle Franco estava em ascensão política.  Ao se eleger, obteve a quinta  maior votação no pleito municipal do Rio de Janeiro. Sobressaia na pauta em defesa da mulher negra, das comunidades faveladas e dos direitos humanos. Enfim, uma militância que teve a voz silenciada de forma brutal. Uma presença que continuará fazendo imensa falta a todos e todas que militam nos movimentos sociais. Essa lacuna permanecerá.

Na semana passada a Vereadora Marielle foi nomeada relatora da Comissão que vai acompanhar a intervenção militar federal no Rio de Janeiro.

Marielle foi morta na mesma data em que se comemora a data de nascimento de Abdias do Nascimento, ícone na luta pela igualdade racial. Logo, o 14 de março está vocacionado daqui por diante a ser um dia relevante para quem comunga com esses ideais.

Durante todo o dia milhares de pessoas prestaram homenagem e pediram a apuração rigorosa do assassinato da vereadora

Nós, jornalistas brasileiros, repudiamos a escalada de violência que, além da vereadora e seu motorista, matou mais de uma dezena de lideranças populares  no Brasil nos últimos tempos. Exigimos Justiça e rigorosa apuração.

A Diretoria do Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro e a Cojira-Rio já se colocaram à disposição da assessora de imprensa da vereadora Marielle Franco, cobrando proteção e imediata apuração das autoridades locais.  E denunciamos, junto com a FENAJ, Comissão Nacional de Mulheres Jornalistas e a CONAJIRA, a violência praticada junto aos organismos internacionais.

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro

Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ)

Comissão Nacional de Mulheres Jornalistas

Comissão Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial (Conajira)

Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial de SP,

Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial Município do Rio,

Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial DF,

Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial AL,

Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial PB,

Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial BA,

Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial ES,

Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial Norte do Paraná

Núcleo de Jornalistas Afro-brasileiros do RS

 

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas