quarta-feira, dezembro 7, 2022
InícioAÇÃO SINDICALJuntos somos mais fortes

Juntos somos mais fortes

Pra que serve o sindicato?  Uma pergunta que nem sempre é retórica e que é relativamente frequente entre os trabalhadores e trabalhadoras das mais diversas categorias. As respostas podem ser diversas, mais ou menos politizadas, mas podem ser sintetizadas numa única frase: o sindicato serve para lutar por direitos, pelos seus direitos.

Nem sempre a luta concretiza-se em conquistas. Nem sempre as ações por melhores salários e condições de trabalho dignas são vitórias nos embates anuais com os patrões, durante as negociações coletivas. Em tempos de crises, a relação capital X trabalho desnuda-se e o capital mostra sua natureza perversa, para a qual o trabalho é mero instrumento de acumulação.

Mas, ao contrário do que possa parecer, quanto maior a crise, mas necessária a união e a organização da classe trabalhadora, que passam, necessariamente, pelos Sindicatos. Isso vale para qualquer categoria, incluindo as categorias dos trabalhadores e trabalhadoras intelectuais, como é o caso dos (as) jornalistas.

Em tempos de desmonte da CLT, de legalização das relações precárias de trabalho, de fragilização do Estado Democrático de Direito, os Sindicatos tornaram-se ainda mais necessários. A contrarreforma trabalhista, foi também uma contrarreforma sindical e teve como principal objetivo diminuir a força dos sindicatos, para impedir a resistência dos trabalhadores e das trabalhadoras do Brasil às mudanças impostas.

Por isso, mais do criticar o seu Sindicato — e eles são passíveis de críticas — é preciso fortalecê-lo. Se você ainda não é sindicalizado, sindicalize-se. A construção e o fortalecimento dos Sindicatos é coletiva e, agora mais do que nunca, precisa da participação de todos e todas.

Valorize o seu sindicato, porque é ele quem defende seus direitos!!!

Filie-se!!!

Federação Nacional dos Jornalistas — FENAJ

Sindicato dos Jornalistas de SC

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios