O Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina – SJSC manifesta seu apoio às greves de várias categorias do funcionalismo federal, em especial as dos professores e servidores da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC e de todos demais segmentos que atuam no estado. Consideramos legítimas suas reivindicações salariais e por melhores condições de vida e trabalho. O SJSC defende políticas adequadas ao setor público para o correto atendimento das necessidades e direitos do povo brasileiro. Entre estas, destaca a defesa de educação pública, gratuita, de qualidade e com acesso a toda a sociedade. O Sindicato entende que os movimentos grevistas têm exatamente este objetivo maior: melhorar e qualificar o serviço público e o ensino no país.
Lembramos que há jornalistas entre todos os segmentos federais em greve em Santa Catarina. Nas instituições de ensino, por exemplo, docentes e funcionários, além de trabalharem pela educação, com suas atividades ao mesmo tempo contribuem para melhorar a Comunicação e o Jornalismo brasileiros. Os professores têm justamente a responsabilidade de formar os profissionais que, no exercício do Jornalismo, vão desempenhar uma função social de extrema importância, de atender ao direito da população de receber informação qualificada, plural, democrática e ética.
Todas as categorias do funcionalismo público federal, incluindo os jornalistas que trabalham nas instituições, precisam de valorização e condições para bem exercerem sua missão, com salários dignos, plano de carreira e demais estruturas para o efetivo desempenho de suas funções.
Apelamos ao governo federal para que atenda as justas reivindicações do funcionalismo federal, respeite o direito dessas categorias de recorrerem ao legítimo instrumento da greve como forma de pressão e promova negociações que possibilitem um acordo e o retorno ao trabalho o mais rápido possível, evitando maiores prejuízos à educação e ao serviço público do país.
Diretoria do SJSC
Florianópolis, 15 de agosto de 2012