InícioAÇÃO SINDICALRevista Leia Mais, de Jaraguá do Sul, descumpre jornada e salário de...

Revista Leia Mais, de Jaraguá do Sul, descumpre jornada e salário de jornalistas

11393243_806876029408381_4400459978416784104_nJornadas de até nove horas de trabalho por dia e salários inferiores ao piso da categoria dos jornalistas. Essa era a realidade dos profissionais da revista Leia Mais, de Jaraguá do Sul, publicação mensal da Editora LM.

Após tomar conhecimento desta situação, o Sindicato dos Jornalistas formalizou denúncia contra a empresa no Ministério Público do Trabalho. No dia nove de julho, o representante da Leia Mais, Genilso Aparecido Canovas Barbosa, e os representantes do SJSC compareceram a uma audiência de mediação, promovida pelo promotor Guilherme Kirtschig.

Na reunião, Canovas comprometeu-se a adequar a empresa às leis trabalhistas e à Convenção Coletiva dos jornalistas catarinenses. Porém, informações levantadas pelo SJSC mostram que o empresário continua tentando driblar à lei.

Na audiência com o MPT, Genilso Canovas afirmou ter apenas três funcionários na revista: um fotógrafo, uma diagramadora e uma editora, que seriam reenquadrados conforme a legislação. Ocorre que no próprio expediente da revista, que tem tiragem de seis mil exemplares, constam o nome de uma editora, um fotógrafo e três diagramadoras, todas com direito garantido em lei de cumprir jornada diária de 5 horas e receber ao menos o piso da categoria, de R$ 2.090,00.

“Queremos uma solução amigável com a empresa e estamos em diálogo com o departamento financeiro da Leia Mais, para solucionar os problemas. Mas se não for possível, teremos que ir para a via judicial”, afirma o presidente do SJSC, Aderbal Filho.

Vigilância e assédio

Trabalhadores da Leia Mais também relataram ser vítimas de vigilância constante, a partir de câmeras instaladas na empresa que permitem a Canovas monitorar o trabalho de seus funcionários pelo celular. Ele desmentiu a informação ao MPT.

O Sindicato dos Jornalistas permanece atento a esta situação e está tomando todas as providências legais para resguardar o direito dos trabalhadores da revista

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios