O Conselho de Representantes da FENAJ reúne-se em Brasília no dia 16 de março (sábado). Além do balanço financeiro e político da entidade relativo a 2012, o órgão definirá a Comissão Nacional Eleitoral e a data da eleição da Federação, prevista para meados de 2013.
Representarão o Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina a delegada diretora da entidade, Tânia Machado, o presidente Valmor Fritsche e a vice-presidente Valci Zuculoto, que também integra a Direção Executiva da FENAJ.
A reunião será no Hotel Aracoara. Nela serão apreciadas, além do balanço das receitas e despesas da FENAJ no ano passado e o parecer do Conselho Fiscal da entidade, questões como a proposta de criação do Prêmio Chico Mendes de Jornalismo Ambiental.
O processo eleitoral da Federação que concentra as atenções. Primeira entidade nacional a realizar eleição direta para sua direção desde a década de 1980, confrontando a legislação sindical antidemocrática imposta pela ditadura militar, a FENAJ realiza tal processo a cada três anos. O Conselho de Representantes, composto por um delegado de cada Sindicato de Jornalistas, definirá a Comissão Nacional Eleitoral, a ser composta por três membros, e a data da eleição.
A atual diretoria da FENAJ trabalha com a perspectiva de que a eleição ocorra em julho. “A ideia é de que possamos empossar a nova direção eleita no XIX ENJAI [Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa], que acontecerá no Rio de Janeiro no final de agosto”, antecipa o presidente da Federação, Celso Schröder.
Questões como as prioridades dos jornalistas brasileiros para este ano, como a tramitação, na Câmara dos Deputados, da PEC dos Jornalistas e do projeto que federaliza a investigação de crimes contra jornalistas, o marco regulatório da comunicação de os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade dos Jornalistas, também deverão ser debatidas na reunião.