Profissionais demitidos da TV Catarina estão reagindo aos desmandos da emissora, após 27 demissões ocorridas no final de julho. No último dia 7, ex-funcionários protestaram para reivindicar pagamentos atrasados de salários, férias e verbas rescisórias. As irregularidades ocorrem com frequência há pelo menos dois anos, quando o Sindicato dos Jornalistas denunciou a empresa ao Ministério Público do Trabalho.
Também em agosto, no dia dois, uma parte dos trabalhadores demitidos participou de uma reunião na sede do Sindicato dos Jornalistas. O objetivo era discutir quais os caminhos para reivindicar os pagamentos atrasados. A reunião contou com a presença do presidente do SJSC, Aderbal Filho, do diretor Leonel Camasão e da equipe jurídica.
No final de julho, a antiga Band-SC demitiu 27 profissionais, conforme a própria emissora admitiu perante à Justiça do Trabalho. Com a diminuição do quadro, a emissora teve que reduziu a programação local. O Meio Dia Catarina passou de 1 hora total para 30 minutos. Já o Band Cidade segue inalterado das dez para as sete da noite até as sete e vinte.
Na justiça
A denúncia realizada pelo SJSC em 2015 tornou-se uma Ação Civil Pública, que está em tramitação na 3ª Vara do Trabalho de Florianópolis. Na última audiência, o Procurador Acir Alfredo Hack, do Ministério Público do Trabalho (MPT), pediu o reconhecimento dos profissionais de jornalismo que exerciam funções de editor, repórter, pauteiro e repórteres cinematográficos, todos erroneamente enquadrados como radialistas. Além disso, pede ainda multas pelos constantes atrasos e indenização por dano moral coletivo. Ainda não há data para uma nova audiência.
Com informações do Portal Making Of