A Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, recebe a partir desta segunda-feira (14/03) a exposição “Coronelismo Eletrônico: as concessões de radiodifusão na história política do Brasil”. A abertura ocorre às 18 horas, como evento integrante da Semana de Recepção aos Calouros da BU.
A mostra reúne painéis com dados e documentos sobre a concentração de mídia no país e a concessão de canais de rádio e televisão para políticos, desde Getúlio Vargas até os dias de hoje. Dentre os cases da exposição, estão os casos da família do ex-Ministro das Comunicações, Antônio Carlos Magalhães, que controla a Rede Bahia, e da família do ex-presidente Fernando Collor de Melo, responsável pela Organização Arnon de Mello, em Alagoas.
A mostra é organizada pelo Grupo de Pesquisa Políticas e Economia da Informação e da Comunicação (PEIC), que reúne pesquisadores de diversas universidades brasileiras. Na UFSC, a exposição está sob coordernação da professora Raquel Longhi, e é organizada pelo Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo (Nephi-Jor), pelo Observatório da Ética Jornalística (ObjETHOS) e pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PosJor).
A mostra segue na BU até o dia 30 de abril.