0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Em ação truculenta, PM atinge jornalista com um tiro no joelho

O Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina e a Federação Nacional dos Jornalistas tornam público seu repúdio à ação truculenta da Polícia Militar na noite de 12 de outubro, no bairro Meia Praia, na cidade de Navegantes. Além da morte de 4 pessoas, a violência policial vitimou deliberadamente o jornalista Sandro Silva, repórter e editor do jornal Diarinho, de Itajaí, que foi atingido na perna por um tiro de bala de borracha.

A versão oficial para a ação truculenta é de que a Polícia investigava uma denúncia e o alvo da suposta investigação da PM era uma casa na rua Professor Francisco José Baron, onde estariam armados integrantes de uma facção criminosa que atua em presídios e que receberam a polícia a tiros. Populares que testemunharam a ação, no entanto, afirmaram a Sandro Silva que a PM entrou na casa atirando e que a morte dos 4 jovens – um deles era uma criança de 13 anos – foi uma execução.

Posteriormente, a PM atacou pessoas inocentes com tiros de borracha, bombas de efeito moral, gás de pimenta, cassetetes e chutes. Imagens da RICTV Itajaí desmentem a versão oficial de que a truculência ocorreu após populares atirarem pedras e paus contra a polícia. O único fato registrado foi a tentativa de um pai de furar o bloqueio policial após ser informado que seu filho poderia ser uma das vítimas.

O repórter Sandro Silva estava presente no momento do conflito e relata que o tiro que o atingiu foi deliberado. “O PM sabia que eu era jornalista, inclusive porque eu estava com crachá de imprensa. Não foi tiro acidental ou bala perdida, ele mirou e atirou”, diz. Sandro gravou o momento em que foi atingido e entrevistou um popular também alvejado por tiros nas costelas e no nariz.

No Facebook ele relatou o que viu.

Quem agride jornalistas e a população, agride a liberdade de imprensa e a democracia. O SJSC e a FENAJ solidarizam-se com o profissional agredido e exigem das autoridades de segurança de Santa Catarina medidas para coibir esta violência, a elucidação dos fatos e a punição dos responsáveis por este ato bárbaro.

Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina – SJSC

Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ

 13 de outubro de 2016.

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas