0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Anunciados vencedores do 5° Prêmio Fatma de Jornalismo Ambiental

Na manhã desta quarta-feira (12), a Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) premiou jornalistas catarinenses com o 5° Prêmio Fatma de Jornalismo Ambiental. Os vencedores foram os repórteres Gabrielle Vivian Bittelbrun, Alexandre Lenzi e Maurício Frighetto, do Diário Catarinense, na categoria impresso; a jornalista Larissa Thomé Schmidt e equipe (Ronaldo Bruchado e Marcos Schmitt), da RBSTV, com a melhor reportagem em televisão; e Marcelo Santos, da Rádio Catarinense, de Joaçaba, na categoria radiojornalismo. Em cada categoria, o prêmio foi de R$ 5 mil. Os jurados escolheram ainda duas matérias merecedoras de menção honrosa: em impresso, a reportagem de Emanuelle Gomes, do Notícias do Dia, de Florianópolis; e, em radiojornalismo, da jornalista Patrícia Gomes, da rede Acaert.

Como novidade deste ano, o prêmio prestou homenagens também aos veículos. Foram homenageados o Jornal de Santa Catarina, como veículo que mais destina espaço ao tema Meio Ambiente; o jornal Município Dia a Dia pelo projeto Reciclar é Legal, que valoriza a preservação do Meio Ambiente; o jornal Notícias do Dia pelo projeto Caminhos da Natureza, que estimula a preservação ambiental; e a RIC/Record como veículo que mais destina espaço editorial ao tema. Durante a solenidade, também receberam homenagens a Tractebel, patrocinadora das cinco edições do prêmio, e os jurados do evento, Rita Lombardi, da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori SC); Evandro Baron, da assessoria de imprensa da Fatma; Marco Gomes, da Rede Acaert; e Róger Bitencourt, da organização do Prêmio. A entrega foi realizada às 10h, no auditório da Tractebel Energia.

Nesta edição foram inscritos 111 matérias nas três categorias do prêmio, cujo objetivo é reconhecer as contribuições dos jornalistas e de veículos de comunicação na divulgação de assuntos referentes ao meio ambiente. Concorreram profissionais com reportagens publicadas no período de 1º de junho de 2011 a 1º de julho de 2012, sobre assuntos referentes à preservação ambiental ou exemplos de casos que melhoraram o meio ambiente por meio de ações de desenvolvimento sustentável.

O presidente da Tractebel Energia, Manoel Zaroni, aproveitou a ocasião para reafirmar a valorização e o compromisso da companhia com o desenvolvimento sustentável. “A Tractebel procura sempre ir além das suas obrigações com questões ambientais e o Prêmio Fatma é mais um exemplo de ações que apoiamos e dão certo”, afirmou.

Segundo o presidente da Fatma, Murilo Flores, a questão ambiental é um tema essencial. “A premiação daqueles que levam informação à população – os jornalistas -, por relatarem tão bem assuntos de cunho ambiental é a melhor forma de demonstrar a valorização que damos ao assunto”, ressaltou.

O prêmio tem o patrocínio da Tractebel Energia e apoio institucional da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), da Associação Catarinense de Rádio e Televisão (Acaert), da Associação dos Diários do Interior (ADI), da Associação dos Jornais do Interior (Adjori), do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina (SJSC) e organização da Fábrica de Comunicação.

FINALISTAS 2012 POR REGIONAIS DA FATMA

CATEGORIA JORNAL IMPRESSO:

BLUMENAU
Ânderson Silva, Patrick Rodrigues, Barbara Carvalho e Aline Fialho (Jornal de Santa Catarina) – “Destino incerto”

CHAPECÓ
Lucimara Cardozo e Luan Vosnhak (Jornal Diário do Iguaçu) – “Usinas: oeste de energia e impacto”

FLORIANÓPOLIS
Gabrielle Vivian Bittelbrun; Alexandre Lenzi e Maurício Frighetto (Jornal Diário Catarinense) – “Serra do Tabuleiro: para conhecer e preservar” – vencedor
Emanuelle Gomes (Jornal Notícias do Dia) – “Lixo Eletrônico – perigoso e insustentável” – menção honrosa

JOAÇABA
Analu Slongo (O Jornal – Concórdia) – “Educar é o primeiro passo”

JOINVILLE
Rogério Kreidlow (Jornal A Notícia) – “A sujeira que dá lucro”

TUBARÃO
Gislane Cascaes e Wilson Boeing (Jornal O Regional Sul (Armazém) – “Reciclagem muda história de catador”

LAGES
Thomas Michel Antunes (Jornal Correio Lageano) – “Conservar uma região maior que Lages”

CATEGORIA TELEJORNALISMO:

CHAPECÓ
Emanuel José Vicenzi (EPAGRI-TV, Canal Terra Viva – Ouro Verde) – “Biodecompositores: lixo orgânico transformado em fertilizante natural”

FLORIANÓPOLIS
Larissa Schmidt/equipe: Ronaldo Bruchado e Marcos Schmitt (RBS-TV) – “Destinos do Lixo / Estúdio SC” – vencedora
Marta Hernandes Gomes/equipe: Rildo Medeiros, Regiane Salla e Gentil Jr. (RIC-SC) – “Lixo eletrônico: assunto global, uma questão familiar” – vencedora

ITAJAÍ
Almeri Cezino (TV Univali/ Canal Futura) – “Resíduos de Peixe”

JOINVILLE
Suelen Farias e Equipe (RIC-SC) – “Troca de lixo por brinquedo”

LAGES
Taina de Brito Borges e Alessandro Carrer (TV do Legislativo Municipal) – “O exemplo socioambiental de Vacaria”

MAFRA
Isabela de Fátima Schwengber (EPAGRI-TV, Canal Terra Viva – São Bento do Sul) – “Pagamento por serviços ambientais”

RIO DO SUL
Walfrid Neto e Alex Cole (imagens) (RIC-TV Record) – “Lixo Eletrônico”

TUBARÃO
Manuela Prá Sousa (Unisul TV) – “Projeto transforma óleo de cozinha usado em biodiesel”

CATEGORIA RADIOJORNALISMO:

JOAÇABA
Marcelo Santos (Rádio Catarinense AM-FM) – “De “Óleo” no Futuro” – vencedor

FLORIANÓPOLIS
Patrícia Gomes (Rede ACAERT) – “Reciclagem de lixo eletrônico” – menção honrosa

=======================

Por Mariana Blessmann, da Fábrica de Comunicação
Foto de Plínio Bordin

Para ver a foto ampliada acesse o link

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas