Em carta aberta lançada na segunda-feira (10/06) 48 entidades sindicais, movimentos sociais e partidos políticos, entre elas o SJSC, manifestaram apoio à luta dos trabalhadores no transporte coletivo da grande Florianópolis.
“Apoiamos a luta pela dignidade desses trabalhadores, que todos os dias enfrentam as dificuldades nas ruas e estradas, a falta de mobilidade urbana e o estresse provocado por uma cidade que cresce sem planejamento. Esses trabalhadores executam suas tarefas com a carga horária excessiva, com falta de segurança e com patrões que não zelam pela saúde dos trabalhadores”, diz a carta, que considera a greve dos trabalhadores em transporte e suas reivindicações legítimas, pois repercutem na qualidade do serviço prestado a toda população da Grande Florianópolis.
Os trabalhadores exigem a redução da jornada de trabalho de 6h20 para 6 horas e a extinção da jornada de 3 horas, além de aumento salarial e vale alimentação de R$ 460.
CATRACA LIVRE
Uma petição pública que circula na internet (hospedado no site Avaaz) pretende pressionar as autoridades a liberarem o transporte coletivo urbano a serviço da população em sistema de catraca livre, enquanto durar a greve, isto é, sem cobrança de tarifas.
O abaixo assinado pode ser acessado aqui. A iniciativa entrou no ar na madrugada desta terça-feira, e até o final às 17h do mesmo dia, contava com mais de 4 mil apoiadores. O objetivo é reunir o maior número de assinaturas e entregá-las ao Prefeito Cesar Souza Jr., assim como para as autoridades do poder judiciário.