0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

ONU lança plano de ação para profissionais de mídia

onuUma das sugestões feitas pela ONU é a inclusão do tema direitos humanos nos currículos das faculdades de jornalismo. A publicação, que ficará disponível exclusivamente em versão eletrônica, promove a formação em direitos humanos de profissionais de mídia e jornalistas.

A Organização das Nações Unidas lançou, no último dia 6, em Brasília, a versão em português do Plano de Ação da Terceira Fase de seu Programa Mundial de Educação em Direitos Humanos. A publicação, que ficará disponível exclusivamente em versão eletrônica, é dedicada a reforçar a implementação das duas primeiras fases e a promover a formação em direitos humanos de profissionais de mídia e jornalistas.

Uma das sugestões feitas pela ONU é a inclusão do tema direitos humanos nos currículos das faculdades de jornalismo. Outra é o respeito a princípios básicos de direitos humanos, como a não incitação ao ódio, a confidencialidade e proteção das fontes e a liberdade de informação e de expressão.

O Plano de Ação será lançado no Seminário Internacional de Educação em Direitos Humanos, na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, no dia 6 de maio de 2015, a partir das 9h. O oficial do Programa de Ciências Humanas e Sociais da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no Brasil, Fábio Eon, será um dos painelistas em uma mesa-redonda sobre planos nacionais de educação em direitos humanos.

O Programa Mundial para a Educação em Direitos Humanos, coordenado pela UNESCO e pelo Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos (ACNUDH), reúne contribuições dos países membros da ONU e da sociedade civil para apresentar orientações para a construção de programas educacionais baseados no respeito aos direitos humanos.

O Programa Mundial é composto por três fases, concebidas para melhor encadear e articular esforços governamentais e não governamentais ao redor de uma cultura de promoção e defesa dos direitos humanos. A Primeira Fase do Programa Mundial (2005-2009) fez recomendações, referências e sugestões voltadas aos ensinos fundamental e médio. A Segunda Fase do Programa Mundial (2010-2014), por sua vez, conferiu prioridade ao ensino superior e à formação em direitos humanos para professores, servidores públicos, forças de segurança, agentes policiais e militares. Por fim, a terceira fase, que se inicia em 2015 e vai até 2019, tem foco nos jornalistas, blogueiros e profissionais de mídia.

Desde 2004, o escritório da UNESCO no Brasil tem apoiado o governo brasileiro na construção de programas de educação em direitos humanos, por meio de acordo de cooperação com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, intitulado “Educação em Direitos Humanos – Construindo uma cultura de respeito à democracia e à Justiça”. O acordo resultou em subsídios para o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH), para o Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos (CNEDH) e, mais recentemente, para as Diretrizes Curriculares de Educação em Direitos Humanos aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).

O Plano de Ação da Terceira Fase pode ser acessado no seguinte link: http://unesdoc.unesco.org/images/0023/002329/232922POR.pdf

As edições anteriores, lançadas em 2012, estão disponíveis no link abaixo:

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/world_programme_for_human_rights_education_is_launched_in_portuguese/

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas