0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Eleição na Fenaj – Chapa 1 – Defesa permanente da formação, do diploma, da profissão: esta é uma das principais distinções da Chapa 1 para Virar o Jogo pelo Jornalismo e Jornalista

Na sua campanha pelo país afora, os candidatos da Chapa 1 têm destacado que uma das distinções fundamentais da “Virar o Jogo” é a permanente atuação de seus membros – não só em período eleitoral – em defesa da necessidade da formação para o exercício ético, responsável, democrático e qualificado da nossa profissão e dentro desta visão, da exigência do diploma em curso superior de Jornalismo. Os integrantes da Chapa 1 e seus apoiadores sempre pautaram sua militância sindical por esta compreensão e sempre estiveram – e continuarão – na linha de frente das lutas pela organização, consolidação da identidade, respeito e dignidade da profissão de jornalista.

“Os candidatos da Chapa 1, em todos seus espaços e fóruns de atuação, sempre lutaram pela regulamentação e defenderam, categoricamente, o local insubstituível do jornalista e do Jornalismo. Não podemos, neste momento, confundir jornalismo e jornalistas com qualquer outra atividade social. Quem faz o Jornalismo é o jornalista, não os meios de comunicação ou plataformas tecnológicas. Qualquer outra visão, na nossa opinião, é mistificação e traição a gerações de jornalistas que consolidaram a profissão no nosso país. Nossa Chapa sempre entendeu e defendeu a formação como a melhor e mais democrática forma de acesso ao exercício profissional ético, responsável, democrático e qualificado. E formação no local que a sociedade mundialmente escolheu e secularmente vem construindo para a preparação e capacitação às profissões: a Universidade”, tem reafirmado o candidato à Presidência da FENAJ, Celso Schröder.

O candidato também vem destacando a representatividade e o perfil de compromisso e seriedade da nominata da Chapa 1. “Os nossos candidatos são originários do movimento sindical nacional dos jornalistas brasileiros. Foram indicados para compor a chapa pelos próprios Sindicatos, pelas suas bases, representando as escolhas regionais da categoria. Da mesma forma, nosso programa é a síntese das lutas, decisões, anseios e necessidades dos jornalistas brasileiros, construído a partir dos diversos fóruns e espaços de atuação, debate e deliberação da categoria”, explica.

Ele lembra que a Chapa 1 conta com representantes de 25 bases sindicais de norte a sul do país. Além disso, tem 14 presidentes e ex-presidentes de sindicatos estaduais, um presidente e uma ex-presidente da FENAJ. “E ao lado da experiência destes companheiros e companheiras, traz também a renovação. Temos um índice de renovação de mais de 50% de novos companheiros que pela primeira vez se candidatam à FENAJ, trazendo na bagagem uma intensa militância nos seus Sindicatos”, completa o candidato à presidência.

A Chapa 1 também foi a única a indicar candidatos para a Comissão Nacional de Ética – CNE. E segundo Schröder, a Comissão que apresentamos e defendemos é composta de três ex-presidentes e uma presidenta de sindicatos e ainda de um ex-presidente do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo. Ou seja, são candidatos representativos e reconhecidos pela categoria, que trazem experiência e história de luta na construção da profissão e do Jornalismo exercido com ética, cidadania, responsabilidade e dignidade.

Schröder, no último mês, além de Santa Catarina, visitou locais de trabalho no Rio de Janeiro, Alagoas, Rio Grande do Sul e Paraná. Em Curitiba, no último dia 2 de julho, a comitiva da Chapa 1 contou com as participações de Celso Schröder, do paranaense Júlio Tarnowski Jr., um dos nossos candidatos à Comissão Nacional de Ética, de Valci Zuculoto (2.ª tesoureira) e José Nunes (vice presidente regional sul), apoiados por Márcio Rodrigues, presidente do Sindicato dos Jornalistas do Paraná. Eles visitaram as redações dos jornais Gazeta do Povo, O Estado do Paraná/Tribuna do Paraná, Jornal do Estado, além das redes de televisão e rádio RIC TV, RTVE e RPC. Em todos os locais, os colegas jornalistas pararam para ouvir os candidatos Chapa 1 e muitos já abriram publicamente seu voto para “Virar o Jogo”.

Nas redações gaúchas, a comitiva foi integrada, além de Schröder, por José Nunes (vice-presidente regional sul) e Luiz Vaz (Departamento de Mobilização dos Jornalistas de Produção e Imagem – RS), juntamente com os candidatos da Chapa Única “Orgulho de Ser Jornalista” para o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul Marco Antônio Chagas, Cláudio Fachel e Arfio Mazzei. O roteiro iniciou, na segunda-feira (05/07), pelo Correio do Povo, Jornal do Comércio e Zero Hora. Na terça-feira (06/07), a conversa com os colegas foi nas redações da TVE, TV Record, SBT e RBS.
Nas suas visitas às redações de todo o país, os candidatos da Chapa 1 também discutem algumas das principais propostas da Chapa 1, entre as quais, intensificar as lutas por melhores salários e condições de vida, incluindo a criação de um piso nacional, a permanente batalha pela qualificação da formação em Jornalismo, pela criação do Conselho Federal dos Jornalistas, pela democratização da comunicação, pela Liberdade de Imprensa e no Combate à Violência contra os Jornalistas, além de maior articulação da FENAJ com os movimentos sociais, em especial com as centrais sindicais.

Aqui em Florianópolis, a coordenação do comitê catarinense pró Chapa 1 reuniu-se ontem e programou novas ações para intensificar a campanha no estado nos próximos dias. Acesse www.virarojogo.com.br para acompanhar a movimentação da Chapa 1 em todo o país e deixe lá o seu apoio para “Virar o Jogo em Defesa do Jornalismo e do Jornalista”. Contatos com o comitê catarinense pelos e-mails debafilho@gmail.com; valzuculoto@hotmail.com; smdeandrade@gmail.com

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas