O Sindicato das Empresas de Jornais e Revistas (Sindejor/SC) apresentou, na manhã desta terça-feira, uma nova proposta aos jornalistas do Estado. A última posição do segmento patronal, em outubro de 2016, era de desvalorização dos salários, com a recomposição de apenas metade da inflação (5%). Agora, os empresários propõem um reajuste de 9,83%, em três parcelas.
Pela proposta, todos os salários seriam reajustados em 5%, retroativos a 1º de maio de 2016. Em 1º de fevereiro, seriam adicionados de mais 2,41%. Por fim, em abril, novo reajuste, de 2,41%, totalizando 9,83% para todos os salários.
Se a proposta for aceita pela categoria, o piso dos jornalistas passaria dos atuais R$ 2.100 para R$ 2.310 em abril.
Além dos salários, o índice do reajuste também seria aplicado ao auxílio educação infantil. A proposta inclui também a ampliação do auxílio funeral, de um para dois pisos; e a ampliação do aluguel de equipamentos fotográficos/cinematográficos, de 30 para 40%.
[box type=”note” align=”” class=”” width=””]Entenda a proposta
Reajuste e piso salarial
Outubro/2016: proposta era de reajuste de 5%, perante uma inflação de 9,83%. Se aceita, geraria desvalorização dos salários.
Janeiro/2017: proposta é de recomposição da inflação em três parcelas: 5% retroativo a 1º de maio, pago em duas vezes (jan/fev); 2,41% em 1º de fevereiro mais 2,41% em 1º de abril.
Auxílio Educação infantil
Outubro/2016: proposta era de reajuste de 5%, perante uma inflação de 9,83%.
Janeiro/2017: proposta é de recomposição pela inflação.
Aluguel de equipamentos fotográficos/cinematográficos
Proposta se mantém a mesma: ampliação de 30 para 40% do piso
Auxílio Funeral
Proposta se mantém a mesma: ampliação de um para dois pisos, direcionados à família, em caso de morte do profissional.
[/box]
Sindicato convoca assembleia para dia 12
Tendo em vista a nova proposta, o Sindicato dos Jornalistas deliberou por convocar uma Assembleia Geral para esta quinta-feira, dia 12 de janeiro. O encontro será às 13 horas, em frente ao Grupo NC/RBSe às 13h30, em frente ao jornal Notícias do Dia.
É de vital importância que todos os jornalistas participem do encontro para entender a proposta, tirar dúvidas e votar pela aprovação ou não da Convenção Coletiva nestes termos.
Participe!
Assembleias para apreciar nova proposta da negociação coletiva
Dia 12/01
13 horas: Em frente ao Grupo NC/RBS
13h30: Em frente ao Notícias do Dia