0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

FENAJ e SJSC condenam indicação de Júlia Zanatta à Frente Parlamentar em Defesa da Liberdade de Expressão

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e o Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC) vêm a público manifestar o mais veemente repúdio à indicação da deputada Júlia Zanatta (PL/SC) à presidência da Frente Parlamentar em Defesa da Liberdade de Expressão. A parlamentar é contumaz praticante de assédio jurídico contra jornalistas, o que a desabilita moralmente a ocupar a posição.

Segundo o  Monitor de Assédio Judicial Contra Jornalistas da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – Abraji, Júlia Zanatta já moveu 12 processos visando intimidar jornalistas, figurando como a 5ª colocada no ranking das personalidades que mais investem contra o trabalho jornalístico, ou seja CONTRA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO. Mas o levantamento da Abraji não contempla os processos mais recentes que não vieram a público, de forma que o número é maior efetivamente.

A indicação de Zanatta a tal posição soa como deboche às instituições democráticas e é, evidentemente, um risco ao exercício do jornalismo e à liberdade de expressão em si. Não é possível que uma pessoa que milita no assédio judicial venha a exercer função tão relevante. Qualquer metáfora cansada como “raposa cuidando galinheiro” dá conta de explicar a situação.

Desta forma, as entidades abaixo assinadas se manifestam para sensibilizar deputados e deputadas para que revertam essa situação que macula a imagem e a seriedade da Casa Legislativa.

Brasília e Florianópolis, 6 de dezembro de 2024.

Federação Nacional dos Jornalistas

Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas