0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Jornalistas de Criciúma lançam campanha em defesa do diploma; solenidade foi bem representativa


Ações locais têm impacto e comprometimento estadual e nacional. A comprovação dessa afirmativa ocorreu na noite de ontem no Auditório 1 da SATC, em Criciúma, em que deputados federais e estaduais, representantes do Legislativo e Executivo estadual e local se comprometeram em defender a formação dos jornalistas como um dos elementos para o acesso ao registro profissional.

O evento que reuniu representantes eleitos pelo povo para cumprir mandato na Câmara de Vereadores, na Prefeitura, em Brasília e em Florianópolis foi organizado pela Comissão de Criciúma de Resistência e Luta pela formação dos jornalistas brasileiros. Mais de 200 pessoas – acadêmicos de jornalismo, jornalistas, representantes de entidades comunitárias e empresariais – também participaram da mobilização.

O atrativo da noite foi a apresentação dos materiais da campanha em Criciúma – selo, camiseta, banner e adesivos -, e a divulgação das manifestações de rua nesta quarta-feira e no próximo sábado, quando acadêmicos e jornalistas explicam à população e buscam nela apoio para a exigência do diploma para o exercício profissional.

Em seu discurso, o presidente do Sindicato dos Jornalistas destacou a luta histórica da categoria pela formação, e o erro cometido pelo STF (Supremo Tribunal Federal) ao confundir exercício profissional com liberdade de expressão e de opinião. Ao final, Rubens Lunge convocou Criciúma a participar de uma grande mobilização estadual, que já está sendo denominada de “Primavera Quente”.

Parlamentares

Os deputados federais Jorge Boeira (PT) e Acélio Casagrande (PMDB), presentes à solenidade, reafirmaram o apoio aos jornalistas.:

Boeira: “Estou comprometido com os jornalistas e acompanhando na Câmara Federal as propostas de emenda constitucional e os projetos de lei. Entendo que a criação do Conselho Federal dos Jornalistas resolveria toda a situação criada pela decisão do STF”.

Casagrande: “Vou participar da Frente Parlamentar em defesa dos jornalistas e meu gabinete em Brasília está aberto para o que for necessário. Estou na luta com os jornalistas para que volte a exigência da formação”.

Os deputados estaduais Décio Góes (PT), Valmir Comin (PP) e José Paulo Serafim (PT) também se engajaram em defesa do diploma. Serafim, que falou em nome dos demais, disse: “Só na luta os trabalhadores chegam às conquistas, e se este é um momento de indignação e de luto, também é um momento de demonstrar insatisfação e de chamar a sociedade a se aliar aos jornalistas em defesa da formação para um jornalismo de qualidade”.

Representando o Executivo Estadual compareceram o secretário Regional Luiz Fernando Cardoso e o deputado estadual Ronaldo Benedet (PMDB), atual secretário de Segurança Pública de Santa Catarina: “Trago o meu compromisso, como secretário do Estado e como deputado, de defender os jornalistas, assim como trago o compromisso do governador Luís Henrique da Silveira para a causa”.

Lideranças municipais

Para o prefeito Clésio Salvaro (PSDB), “a formação é importante. Defendemos a formação para os jornalistas, pois quem ganha com isso é a sociedade”. Já a vereadora Tati Teixeira (PSDB) informou que encaminha à associação dos vereadores do seu partido, em Santa Catarina, solicitação para que sejam feitas moções em defesa dos jornalistas brasileiros. Ela também solicitará à coordenação da União dos Vereadores de Santa Catarina para que todas as Câmaras do Estado aprovem moções de apoio à formação e regulamentação dos jornalistas.

Foram dar apoio político aos jornalistas os deputados federais Jorge Boeira e Acélio Casagrande, deputado estaduais José Paulo Serafim, Décio Góes e Valmir Comin, além do secretário de segurança Ronaldo Benedet (deputado licenciado), o secretário regional Luiz Fernando Cardoso, prefeito e vice de Criciúma Clésio Salvaro e Márcio Búrigo; vereadora Tati Teixeira e outros vereadores da região carbonífera.

A mobilização em Criciúma terá atividades amanhã (05/08), às 11h30min, no Terminal Central de Criciúma com faixas na região do comércio, e no sábado, a partir das 10h, na Praça Nereu Ramos, com panfletagem.

Toda a movimentação das ações dos jornalistas do Sul pode ser acompanhada pelo blog do Movimento Jornalista Formado: jornalistaformado.blogspot.com (com informações de Lucas Borges).

Foto: Luis Prates

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas