O Sindicato dos Jornalistas de SC convida para o lançamento, no dia 5 de julho, segunda-feira, às 19 horas, na Casa da Memória, em frente a Câmara de Vereadores, do I Cadernos de Jornalismo, que tem como tema “O repórter fotográfico e o discurso jornalístico na fotografia”. Depois do lançamento haverá mais uma edição do Círculo da Palavra, que desta vez discutirá o jornalismo nas instituições públicas.
O Caderno, com 36 páginas, é o resultado de uma ação do Sindicato, o Círculo da Palavra, que chamou os repórteres fotográficos para debater e refletir sobre o seu fazer. A atividade foi realizada em Florianópolis e em Joinvile em 2009.
Na Capital, as contribuições são de:
-Claudio Silva da Silva, repórter fotográfico freelancer
-Luís Henrique Prates, repórter fotográfico freelancer
-Marcelo Bittencourt, repórter fotográfico do Notícias do Dia
-Roberto Scola, repórter fotográfico do Diário Catarinense
-Elaine Tavares, jornalista, mediadora do debate
Em Joinville, as contribuições são de:
– Cleber Gomes, repórter fotográfico do Jornal A Notícia
– Joyce Reinert, repórter fotográfica do Jornal Notícias do Dia
– Mauro Artur Schlieck, repórter fotográfico da Secretaria Municipal de Comunicação da Prefeitura de Joinville (Secom)
– Álvaro Diaz, professor de fotografia do Ielusc
A apresentação do Caderno é feita pela jornalista Elaine Tavares. Leia um trecho:
“O repórter fotográfico não tem nicho. Ele é o caçador de imagens gerais, no esporte, na economia, na política, na geral. Ele precisa estar munido de várias lentes, ter o sentido aguçado, a vista alerta. Ele é um repórter que fotografa. Ele é jornalista e, de quebra, conhecedor de uma linguagem que é diferente da do texto alfabético. Suas “letras” são rasgos de luz. Ele as domina, ele as doma. O repórter fotográfico não tem tempo para produzir a foto, ele captura o instante, daí a necessidade do raciocínio rápido, tão ágil quanto um flash. O repórter fotográfico é um mago.”