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Sindicato inicia a campanha salarial dos assessores de imprensa

A direção do SJSC (Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina) apresenta a pré-pauta de negociações para os assessores de imprensa e recebe contribuições pela internet até as datas das assembléias regionais, que devem ocorrer em fevereiro.

A iniciativa de elaborar uma pauta para os jornalistas que atuam em agências, entidades sindicais, empresas ou qualquer outro local de trabalho, com carteira de trabalho assinada, tem como objetivo regular essa relação, informou o presidente do SJSC.

O parâmetro que as agências e outras empresas e entidades observam até este momento é a convenção coletiva assinada com o sindicato das empresas proprietárias de jornais e revistas. Lunge apontou que “esse parâmetro, porém, não contempla, na plenitude, todas as necessidades dos assessores”.

O presidente do SJSC explicou que há diferenças salientes entre as redações de jornais e revistas com o trabalho, o local de trabalho e a relação de trabalho dos jornalistas assessores de imprensa: “Por isso, esperamos todos os colegas nas assembléias, para que possamos debater todas as cláusulas e realizar negociações que atendam nossas reivindicações”.

Como não há sindicato das agências ou assessorias, o SJSC deve buscar acordos coletivos empresa por empresa em todo o Estado. Lunge fez contato com o Sinco (Sindicato Nacional das Empresas de Comunicação), mas recebeu a informação de que a entidade não possui filiados em Santa Catarina e que não poderá representar as empresas.

Acesse proposta da convenção aqui

Foto de assembléia em Concórdia, durante campanha salarial de 2010. / Crédito: Francisco D.M. Ribeiro

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