segunda-feira, dezembro 5, 2022
InícioNOTÍCIASJustiça convoca o SERT para negociar com jornalistas

Justiça convoca o SERT para negociar com jornalistas

Está marcada para 16 de fevereiro, na 12ª Vara do Tribunal Regional do Trabalho, em Florianópolis, a primeira audiência entre o SJSC (Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina) e o SERT (Sindicato das Empresas de Rádio e TV) para tratar do dissídio coletivo. “Uma convenção coletiva é a garantia de que os direitos dos jornalistas serão respeitados pelas empresas”, disse o presidente do SJSC, Rubens Lunge.

O SERT se nega a cumprir a convenção coletiva dos jornalistas e recomenda às empresas que não aceitem acordos coletivos, pois nega a existência de jornalistas em seus estabelecimentos. Lunge rebate, afirmando que o contrato de concessão com o governo federal prevê que pelo menos 5% da programação será de jornalismo. “Quem faz jornalismo, só pode ser jornalista”, diz ele, derrubando a tese do Sindicato patronal.

De acordo com Andreza Prado de Oliveira, assessora jurídica do SJSC, “para nós, a única conciliação existente é o reconhecimento e aceitação do SERT das reivindicações dispostas na convenção dos jornalistas”, como fazem o Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas e a RBS.

Dentre os direitos assegurados pela convenção coletiva estão o piso salarial e o atendimento de creche para os filhos de jornalistas. Além disto, as empresas devem respeitar a jornada, prevista na CLT, que é de cinco horas diárias. Segundo o presidente do SJSC, a ação contra o SERT pretende nada mais do que assegurar direitos para a categoria em todo o Estado.

Legenda: Diretoria do SJSC tentou negociar com Siindicato patronal em 2009 e 2010./ Foto: Cláudio Silva

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios