0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

V Congresso define Plano de Lutas

O V Congresso Estadual dos Jornalistas de SC, realizado 23 a 25 de julho, também debateu e aprovou o Plano de Lutas do Sindicato. Confira:

1. Manter e ampliar a luta em defesa da regulamentação, atuando firmemente dentro do Congresso Nacional visando a aprovação das PEC que resgatam o diploma.
2.Apresentar – logo que aprovada a Proposta de Emenda à Constituição – projeto de lei que atualize a regulamentação da profissão.
3. Realizar discussões e debates acerca da conjuntura e publicar textos sobre o tema na página do sindicato, para que os jornalistas possam ter subsídios para pensar o mundo onde estão inseridos.
4. Atuar de forma mais sistemática junto aos Cursos de Jornalismo de existem no estado provocando debates e discussões acerca do ensino e das matrizes epistemológicas que ancoram o ensino sobre o jornalismo.
5. Realizar seminários discutindo as matrizes de pensamento que são hegemônicas no jornalismo e também sobre as propostas independentes e alternativas nesta área.
6. Realizar seminários sobre a realidade latino-americana para que os jornalistas possam melhor compreender o universo geográfico onde estão realizando seu fazer.
7. Criar, na página do sindicato, um fórum permanente de debate sobre o jornalismo no campo teórico e no campo da organização.
8. Aproximar mais os filiados do cotidiano do sindicato com visitas periódicas aos locais de trabalho.
9. Atuar de maneira a atender as demandas urgentes dos filiados no que diz respeito a questões como assédio moral, violência e falta de condições dignas de trabalho.
10. Fazer uma discussão sistemática sobre saúde nos locais de trabalho, incluindo empresas públicas, de assessoria de imprensa e comunicação e setores de comunicação ligados a associações de classe, sindicatos, partidos, ONGs.
11. Atuar dentro da Fenaj no sentido de avançar o debate sobre democratização da comunicação na ótica da soberania comunicacional.
12. Aproximar a Fenaj e o SJSC dos movimentos sociais buscando avançar na proposta de soberania da comunicação.
13. Ampliar a discussão sobre o oligopólio de mídia em SC, desvelando suas implicações políticas, econômicas, discursivas e sobre a realidade de trabalho dos jornalistas.
14. Ampliar o conhecimento das diferentes realidades socioespaciais em que atuam os jornalistas em SC e a forma como a reestruturação produtiva do sistema capitalista, no âmbito da comunicação, afeta a vida e a condições de trabalho desses profissionais, para definir diferentes estratégias de intervenção sindical a partir da realidade de cada região.
15. Integrar e ampliar a luta pela TV pública em Santa Catarina.

Desfiliação da CUT:
A desfiliação foi defendida em uma das teses apresentadas ao Congresso. Na plenária, foi aprovada a proposta de ampliar a discussão do assunto com a categoria para posteriormente retomar o debate sobre a desfiliação da Central.

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas