0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Campanha Salarial 2010 – Melhorar o salário só com luta e mobilização


A enquete realizada pelo Sindicato sobre qual é o principal problema que afeta o jornalista foi bem clara: mais de 70% apontaram os baixos salários. É que hoje, um jornalista ganha apenas R$ 1.200 por mês para desempenhar – muitas vezes – o papel de vários trabalhadores. Isso porque a tal da idéia da multifunção tem tomado conta das redações. E o que é isso? É quando o mesmo profissional escreve, filma, faz foto e edita blogs, filminhos e twiteres. Mas este acréscimo nas responsabilidades não se concretiza em acréscimo salarial e a maioria dos profissionais que atuam nas redações de jornais e TVs amargam um salário baixíssimo.

É por conta disso que a mobilização dos trabalhadores, agora no período de campanha salarial, é muito importante. Sem isso, as perspectivas de melhoria no salário ficam cada vez menores. Na 11ª e última assembléia da categoria, no dia 31 de março, em Florianópolis, o que marcou como ponto positivo foi a participação de jornalistas jovens, que estão entrando agora no mercado de trabalho. Gente que já descobriu que sem luta nada acontece. Estes profissionais se dispuseram a discutir a situação dos trabalhadores e apresentaram várias propostas para marcar o período de luta.

Agora, terminadas as assembléias, o Sindicato vai discutir com os patrões sobre as propostas que surgiram ao logo de todos os encontros no estado. A intenção é recompor as perdas de anos, que somam 11% e garantir ganho real no salário. A proposta que emergiu das AGs é de R$ 1.800 para o piso. Um valor melhor, sem dúvida, mas ainda insuficiente para dar conta da defasagem. De qualquer forma, é um começo. Mas, para que cheguemos a isso há que mobilizar e mostrar força.

Paralelamente à Campanha Salarial 2010, neste dia 10 de abril, sábado, a partir das 9h, no mini-auditório da Fecesc (avenida Mauro Ramos, em frente ao banco redondo), o Sindicato realiza um seminário que, além de marcar as celebrações do Dia do Jornalista (que se comemora no 7 de abril), vai debater a abertura da entidade para outros profissionais no campo da comunicação.

É uma boa hora de juntar gente, mobilizar e planejar as lutas. Faça sua parte e venha discutir!

Foto: Magali Giachini
Legenda: Assembleia em Concórdia, 23/03/2010

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas