Há dois anos sem reposição da inflação, categoria decidirá sobre cobrar direitos na Justiça do Trabalho
O Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina convoca para a próxima quinta-feira, 22, às 19h, Assembleia Geral Extraordinária para decidir os encaminhamentos da negociação coletiva 2021. A categoria está há dois anos sem reposição da inflação, que no período foi de 10,24%. Nas recentes rodadas de negociação, os representantes das empresas de jornais alegaram queda de faturamento para negarem a maioria das reivindicações dos jornalistas e se proporem a pagar menos da metade das perdas salariais.
Clique aqui para acessar a Assembleia Geral
Diante da intransigência das empresas e certo de que os profissionais da comunicação (que atuaram sob regime de serviço essencial durante o período da pandemia e que amargaram reduções de cargas e salários) têm direito a reposição das perdas inflacionárias, o encaminhamento a ser votado na Assembleia Geral será recorrer ao Tribunal Regional do Trabalho.
Após diversas tentativas de chegar a um entendimento com as empresas e de realizar ao menos duas rodadas sob mediação da Secretaria Regional do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho — que reforçou a importância da reposição da inflação aos trabalhadores —, a direção do Sindicato dos Jornalistas não vislumbra outra alternativa a não ser buscar na Justiça resguardar os direitos da categoria.
A Assembleia será realizada por meio virtual, com primeira chamada prevista para as 19h e segunda chamada para as 19h30.