0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Na semana do jornalista, Jornalismo em Debate aborda as condições do exercício da profissão

Três dias após o dia do jornalista – comemorado no último sábado, 7 de abril –, o programa Jornalismo em Debate discute nesta terça,10 de abril, “o exercício da profissão de jornalista”. Contando com a participação do presidente da Fenaj, Celso Schröder, o professor de Jornalismo da UFSC Mauro César Silveira, o diretor do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina Sérgio Murillo de Andrade e o jornalista Maurício Oliveira, o segundo programa de 2012 pode ser acompanhado ao vivo a partir das 16h pela Rádio Ponto, em www.radio.ufsc.br ou em 106.1 FM somente no campus de Florianópolis da Universidade Federal de Santa Catarina.

“Jornalismo em Debate” é um programa quinzenal produzido por estudantes do curso de Jornalismo da UFSC, sob a orientação da professora Valci Zuculoto. Com mediação do professor Áureo Moraes, a atividade faz parte da disciplina Cátedra FENAJ/UFSC de Jornalismo para a Cidadania, uma parceria entre o Curso de Jornalismo da Universidade e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ). Desde a estreia do programa, em abril de 2011, já foram discutidos alguns temas como cobertura internacional, corrupção no futebol, crise econômica mundial, e, no primeiro programa de 2012, a cobertura sobre questões envolvendo o gênero feminino.

A Rádio Ponto UFSC pode ser ouvida e acessada pelo site www.radio.ufsc.br. No mesmo endereço, é possível baixar e ouvir todas as edições anteriores de Jornalismo em Debate. Os ouvintes e internautas podem participar, antes e durante o programa, encaminhando perguntas pelo e-mail ou pelo Twitter @radioponto.

Conheça os participantes desta edição sobre “O exercício da profissão de jornalista”:

Celso Schröder: Professor do Curso de Jornalismo da PUC/RS e presidente da FENAJ. Cartunista e ilustrador freelancer desde 1974, é chargista desde 1986 no jornal Correio do Povo, do qual está licenciado. Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul e integrou o Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional representando a FENAJ.

Mauro César Silveira: Professor do Curso de Jornalismo do PosJor da UFSC, tem passagem pelos jornais Zero Hora e Folha da Manhã e pelas revistas Veja e Isto É, entre outros veículos impressos, foi diretor da Cooperativa dos Jornalistas de Porto Alegre. Como repórter, cobriu durante cinco anos o caso do sequestro dos uruguaios Universindo Rodríguez Díaz e Lilian Celiberti, vítimas da Operação Condor na década de 80.

Sérgio Murillo de Andrade: Jornalista formado pela UFSC em 1984. Atual diretor do Sindicato de Santa Catarina, já foi presidente do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina por duas gestões e também da FENAJ, igualmente por dois mandatos. Trabalhou no Diário Catarinense e Gazeta Mercantil, foi correspondente do Diário do Sul e atuou como freelancer de diversas publicações nacionais. Coordenou a comunicação de campanhas eleitorais em Santa Catarina. Foi assessor de imprensa no serviço público e empresarial e professor de jornalismo.

Maurício Oliveira: Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, com mestrado em História pela mesma instituição, foi repórter dos jornais O Estado e A Notícia, em Santa Catarina, da Gazeta Mercantil e da revista Veja, em São Paulo. Atuando desde 2003 como freelancer, é colaborador de veículos como Exame, Superinteressante, O Estado de São Paulo e Valor Econômico, além de prestar serviços para agências de publicidade e editoras. Publicou sete livros, dentre eles Manual do Frila, em 2010.

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas