0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Osmar Teixeira lança livro sobre sua trajetória no rádio

No livro que lança no dia 7 de novembro, o radialista e jornalista Osmar Teixeira oferece uma retrospectiva cronológica de sua trajetória e experiências vividas ao longo de meio século em que atuou na imprensa de Santa Catarina. Nele, faz reflexões sobre o jornalismo e o papel da imprensa. E apresenta uma visão pessoal a respeito dos variados assuntos que aborda no livro e que resumem sua intensa atividade na área da comunicação social.

E resgata alguns acontecimentos que chamaram a atenção por onde passou. Como o começo na rádio Princesa do Jacuí, em 1959,  e depois na rádio Cachoeira do Sul, ambas de Cachoeira do Sul (RS); o aprendizado na Cultura, de Joinville e a ascensão na Guarujá, de Florianópolis; estar entre os pioneiros nas televisões Cultura e  RBS-TV e RCE, de Florianópolis; a prática do jornalismo diário no jornal A Notícia como correspondente e depois  dirigindo a sucursal de Florianópolis; o trabalho nas assessorias de imprensa das secretarias estaduais da Saúde, de Imprensa, da Casa Civil e da Indústria e Comércio; a versatilidade no Tribunal de Contas do Estado;  na Assembleia Legislativa a constituinte e a televisão; a primeira assessoria na Federação do Comércio;mais de uma vez na agência de Florianópolis do BRDE;  e a participação efetiva nas diretorias executivas dos Sindicatos dos Radialistas, dos Jornalistas Profissionais e da Associação Catarinense de Imprensa/Casa do Jornalista.

Para Osmar Teixeira,que foi locutor noticiarista na Rádio Guarujá durante quase 14 anos, foram marcantes os contratempos provocados pela falta da liberdade de expressão e pela angústia que sentia com a lenta transição da ditadura militar para o regime democrático. No cotidiano, prevalecia a prudente ousadia para afastar a autocensura no convívio tenso com os censores.

Destaque para o importante papel de mobilização social desempenhado pela imprensa durante aquele tempo nebuloso que se abateu sobre os brasileiros.Tal como uma maratona sem linha de chegada, o trabalho da imprensa, responsável, qualificado e ético, continua sendo um dos pilares da democracia em construção no Brasil.

O autor registra o indispensável apoio da Associação Catarinense de Imprensa, da Academia Catarinense de Letras e da Editora Unisul, que tornaram possível contar suas histórias para os leitores.

O lançamento está marcado para o dia 7 de novembro, a partir das 19 horas, na Academia Catarinense de Letras, sita na Avenida Hercílio Luz, 523, centro, Florianópolis.

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas