A Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas é responsável por avaliar denúncias contra profissionais que violem o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros. O colegiado é composto por cinco membros.
MEMBROS DA COMISSÃO ESTADUAL DE ÉTICA DE SC
- Roseméri Laurindo (presidente)
- Sérgio Murillo de Andrade (vice-presidente)
- Gastão Cassel (secretário executivo)
- Marli Vitali (membro)
- Paulo Arenhart (membro)
COMO FUNCIONAM OS PROCESSOS
Após receber a denúncia, a Comissão de Ética terá prazo para dar seu parecer sobre o caso. Denunciantes e denunciados serão ouvidos pela comissão, e a tramitação do processo é em sigilo.
Todo o processo é regido pelo Regimento Interno das Comissões de Ética dos Sindicatos dos Jornalistas.
COMO FAZER UMA DENÚNCIA
As denúncias contra jornalistas devem ser encaminhadas para o e-mail diretoria@sjsc.org.br, por escrito, para apreciação da comissão. As denúncias devem se referir a violações ou não cumprimento do código de ética. Por isso, denunciantes devem ser bem específicos sobre que aspectos foram contrariados. O detalhamento dos acontecimentos auxilia a comissão a avaliar a situação denunciada.
qualquer pessoa, jornalista ou não, pode realizar denúncias.
QUAIS AS PUNIÇÕES POSSÍVEIS
O jornalista, incluídos os dirigentes sindicais, que transgredir o Código de Ética da categoria ficará sujeito às seguintes penalidades:
I – de observação, advertência por escrito, suspensão ou exclusão do quadro social do Sindicato, se associados, nesta ordem;
II – de observação, advertência pública, impedimento temporário ou impedimento definitivo de ingresso em quadro social de Sindicato de Jornalistas, nesta ordem, se não associados.