A Categoria

O Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC) representa e defende os interesses dos profissionais jornalistas que atuam em todo o Estado. A Associação dos Jornalistas Profissionais, que deu origem ao Sindicato, foi fundada no dia 18 de novembro de 1953, embora a expedição da Carta Sindical só tenha ocorrido em 13 de maio de 1955.

O SJSC atua firmemente na defesa da categoria e da própria profissão e está presente na vida social e política do país, lutando pela democracia e justiça social, destacando-se na luta pela democratização da comunicação no Brasil.

Cerca de 1.100 pessoas são associadas ao Sindicato, que é filiado à Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e à Central Única dos Trabalhadores (CUT). Podem se associar à entidade todos os profissionais que, por atividade prevista na legislação que regulamenta a profissão, integrem a categoria profissional (jornalistas profissionais, repórteres fotográficos, repórteres cinematográficos, ilustradores, diagramadores e revisores).

Além da representação sindical – luta por salário e condições de trabalho – o SJSC atua na área de regulamentação profissional, auxilia o Ministério do Trabalho na emissão do registro profissional de jornalista e presta auxílio no fornecimento da carteira internacional de jornalista expedida pela International Federation of Journalists (FIJ). É também o concessionário da emissão da Carteira de Identidade do Jornalista – da FENAJ – válida em todo o território nacional.

A entidade atua na área de formação profissional, preparando cursos e palestras. Organiza eventos sociais de confraternização da categoria e diversas atividades artístico-culturais; presta assessoria jurídica, promove convênios, além de diversas outras funções e atividades, voltadas para o interesse dos jornalistas e da própria sociedade.