0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Fenaj e SJSC lançam nota em apoio à jornalista que atua no norte catarinense

O Sindicato dos Jornalista de Santa Catarina (SJSC) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) se solidarizam com o jornalista Leandro Schmitz do portal de notícias Chuville que veicula material noticioso sobre a região de Joinville, ao norte do Estado de Santa Catarina. No último dia 20 de setembro, uma liminar da Justiça obrigou Leandro a tirar do portal uma notícia sobre um suposto caso de pedofilia envolvendo um vereador da cidade.

O conteúdo em questão foi publicado no dia 7 de fevereiro deste ano e a pessoa acusada pelos entrevistados citados na reportagem prontamente ajuizou uma ação por calúnia e difamação contra o jornalista. Estranha o fato da liminar ter sido emitida 7 meses depois do início do processo e às vésperas do pleito em que o vereador citado concorre à reeleição.

Vale destacar que Leandro, enquanto jornalista, cumpriu todos requisitos necessários para a apuração de uma notícia, ouvindo as partes envolvidas e se limitando a reproduzir aquilo que cada parte relatou. Sendo assim, a ação contra o profissional de imprensa contém indícios de estar sendo utilizada para intimidar o trabalho do jornalista. 

Além de se solidarizar e prestar todo apoio ao jornalista Leandro Schmitz, o SJSC e a Fenaj repudiam quaisquer tentativas de cerceamento ao direito constitucional à liberdade de expressão e de imprensa. Certos de que a boa prática do jornalismo é fundamental para a saúde da democracia, as diretorias das duas entidades conclamam todas e todos os jornalistas a também se solidarizarem com o colega.

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas