O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina (SJSC) repudia o ataque praticado pelo ex-deputado e possível pré-candidato Bruno Souza (PL) contra a jornalista Dagmara Spautz, da NSC.
Bruno Souza gravou e divulgou nas redes sociais um vídeo, realizado nas dependências da emissora em Florianópolis, em que critica as reportagens conduzidas pela jornalista sobre a PEC 0003/2022. A proposta trata da extinção das áreas de marinha no Brasil e abre espaço para a privatização de imóveis nas zonas costeiras em todo o país.
No vídeo, o político desqualifica o trabalho jornalístico de Dagmara Spautz, classificando-o como “mentiras” e “fake news”, e sugere uma abordagem diferente do tema, trazendo informações imprecisas sobre as áreas de marinha, contribuindo para a confusão pública e desinformação.
Bruno Souza filiou-se recentemente ao PL, sendo apresentado como possível nome para vice na chapa de reeleição do prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD).
O SJSC reforça seu compromisso com a defesa da liberdade de imprensa e repudia qualquer tentativa de intimidar ou desacreditar jornalistas no exercício de sua função. A liberdade de imprensa é um pilar fundamental da democracia e deve ser protegida de ataques como os perpetrados por Bruno Souza.
Além disso, o SJSC coloca sua assessoria jurídica à disposição de Dagmara Spautz e solicitará uma manifestação pública da emissora em defesa da profissional, reafirmando seu compromisso com a integridade e segurança dos jornalistas em seu quadro.
Expressamos nossa solidariedade e apoio à jornalista Dagmara Spautz, que merece respeito pelo seu trabalho ético e comprometido com a informação de qualidade.