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Proposta de novas diretrizes curriculares em jornalismo é entregue ao MEC

A Comissão de Especialistas do Ministério da Educação (MEC) entregou ao ministro Fernando Haddad, em 18 de setembro, o relatório com propostas de mudanças nas diretrizes curriculares dos cursos de Jornalismo. No relatório, que será encaminhado ao Conselho Nacional de Educação, há propostas como a autonomia da graduação em Jornalismo, resgatando suas especificidade e identidade, o aumento na carga horária, maior equilíbrio entre disciplinas teóricas e técnicas, e o estabelecimento do estágio supervisionado. O documento vem gerando intensos debates em listas de discussão na internet.

Em coletiva à imprensa após a entrega do documento ao ministro da Educação, o presidente da Comissão de Especialistas que tratou do tema, José Marques de Melo, avaliou que a proposta fortalecerá a graduação em Jornalismo, formando profissionais mais bem capacitados. Disse, também, que a intenção é revalorizar o diploma em curso superior de Jornalismo como fundamental para o exercício da profissão.

Já o ministro Fernando Haddad destacou a importância da revisão das diretrizes curriculares de Jornalismo para uma maior qualificação da formação acadêmica “diante da conexão estreita da profissão com a democracia, com a função de informar a população”.

O conteúdo do relatório está disponível nos sites do MEC e da FENAJ.

Fonte: FENAJ

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