O jornal Grifo e o Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina promovem no dia 6 de fevereiro, a partir das 19 horas, no Bar Vodu, na Rua Victor Meirelles 154, no Centro de Florianópolis, a exposição de cartuns “O Império desaba: saiam de baixo!”. São dezenas de desenhos de humor e crítica que repercutem várias ações do presidente dos EUA, Donald Trump, em seu segundo e ainda mais desastrado e autoritário mandato. A exposição também será montada em Porto Alegre, no dia 5 de fevereiro, em São Paulo, dia 7 e em Tramandaí, dia 11.
Participam da exposição os cartunistas Alisson, Aroeira, Bier, Bira Dantas, Carlos Castelo, Claudius, Edgar Vasques, Elias, Guto Camargo, Hals, Kayser, Latuff, Máucio, Miguel Paiva, 100ton, Paulo Lima, Rodrigo Geraldi, Santiago, Schröder, Tarso, Thiago Lucas e Zepa. São nomes reconhecidos e premiados nacional e internacionalmente, com longa trajetória na imprensa brasileira, que se destacam pelo apuro técnico, a crítica política e social e o humor gráfico.
O jornal Grifo é editado há seis anos, em plataforma eletrônica, pela Grafar – Grafistas Associados do Rio Grande do Sul. Gratuito, o Jornal publica charges e textos com uma perspectiva de humor, crítico e irônico e conta com colaboradores de várias partes do Brasil e até de outros países.
“O que fazemos é uma guerrilha em texto e imagem, que completou em janeiro 63 edições (desde outubro de 2020). E ainda montamos exposições de cartuns, para ressaltar temas como as enchentes no Rio Grande do Sul, o que acontece em Gaza, a soberania brasileira, e agora os sinais da queda do império norte-americano”, afirma Celso Schröder, um dos fundadores do Grifo, junto com Marco Antonio Schuster.
Em entrevista ao Brasil de Fato, Schröder disse que o Grifo, a exemplo do Pasquim, “combina jornalismo e humor”. O jornal surgiu para “enfrentar a necropolítica de Bolsonaro e propiciar um mínimo de sanidade aos seus autores e aos leitores para poderem atravessar ilesos as vastas pradarias da terra plana”, como confessou em entrevista ao Correio do Brasil.
Grafar
A Grafar é uma associação de artistas gráficos do Rio Grande do Sul, focada em quadrinhos, tiras, charges e ilustrações. Reúne cartunistas e desenhistas gaúchos, promovendo exposições, publicações e atuando na valorização das artes gráficas, muitas vezes com temas sociais e políticos. O grupo realiza exposições coletivas e frequentemente produzem trabalhos comprometidos com a cultura e o meio ambiente. A associação também atua politicamente, como em protestos contra a censura e em defesa da liberdade de expressão.


