O Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC) elegeu três delegados para o 40º Congresso Nacional dos Jornalistas, que ocorrerá de 10 a 13 de dezembro, em Brasília. A escolha foi feita em Assembleia realizada em 16 de outubro, que também discutiu a possibilidade de o SJSC apresentar tese própria ao Congresso. Foram eleitos Fábio Bispo, Cristina De Marco e Rogério Christofoletti para representar SC no Congresso.
Teses guias
A Federação Nacional dos Jornalistas divulgou quatro teses-guia que orientarão o debate nacional. Os textos tratam, de forma sintética, de:
- Valorização profissional e combate à precarização, com foco em campanha salarial, piso e organização sindical;
- Regulação das plataformas digitais e da IA, soberania tecnológica e remuneração pelo uso de conteúdo jornalístico;
- Fortalecimento das negociações coletivas e enfrentamento à pejotização, além da atualização da regulamentação profissional;
- Jornalismo livre de opressões e violências, com políticas de equidade racial e de gênero e ambientes de trabalho seguros.
As teses completas podem ser acessadas neste link: Teses-guia da FENAJ – 40º Congresso Nacional dos Jornalistas.
O SJSC convida jornalistas de todo o estado a enviar sugestões, críticas e contribuições sobre as teses-guia pelo e-mail diretoria@sjsc.org.br, com o assunto “Contribuição para as teses-guia – 40º Congresso da Fenaj”. As contribuições serão recebidas até 12 de novembro.
Após encerramento do prazo para receber as contribuições, o SJSC concovará nova assembleia para discutir as propostas finais copm a categoria e diretores.


