Em eleição para a renovação da diretoria do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina realizada nos dias 21 e 22 de outubro, a chapa única “Não vão nos calar: em defesa dos Jornalistas, do Jornalismo e da Democracia”, presidida pelo jornalista Fábio Bispo, foi respaldada com 92,1% dos votos. No processo eleitoral via internet também foram eleitos os 5 novos membros da Comissão Estadual de Ética da categoria.
Estavam aptos ao voto 159 profissionais e 46 aposentados, cujo voto é facultativo. E participaram do processo eleitoral 114 jornalistas. A chapa “Não vão nos calar: em defesa dos Jornalistas, do Jornalismo e da Democracia” obteve 105 votos e foram registrados 6 votos em branco e 3 nulos.
Já para a Comissão de Ética dos Jornalistas de Santa Catarina, cuja votação é nominal, Roseméri Laurindo obteve 96 votos, Sérgio Murillo de Andrade 92, Marli Vitali 87, Paulo Arenhart 86, Gastão Cassel 85 e foram registrados 6 votos nulos.
No dia seguinte, a Comissão Eleitoral do SJSC abriu o prazo estatutário da entidade de 5 dias úteis para impugnações. Quem quiser fazê-lo deve encaminhar e-mail para diretoria@sjsc.org.br até as 18 horas de quinta-feira (29/10) com a sustentação do pedido.
A homologação do resultado (se nenhuma impugnação for registrada) ocorrerá no dia 30 de outubro e as novas direção e Comissão de Ética, com mandato de três anos, tomarão posse no dia 26 de novembro.