InícioAÇÃO SINDICALComissões da Verdade da OAB/SC e do SJSC realizam levantamento conjunto

Comissões da Verdade da OAB/SC e do SJSC realizam levantamento conjunto

Comissao da Verdade_Foto_Juliano_Nunes
Foto: Juliano Nunes

Representantes das Comissões da Verdade da OAB/SC e do SJSC reuniram-se em Florianópolis na quinta-feira (25/07) para discutir ações comuns na apuração das violações dos direitos humanos praticadas durante o regime militar em Santa Catarina. No dia anterior foram encontradas, na Biblioteca da OAB/SC, 8 caixas com processos relativos aos anos de 1960 a 1970.

Anselmo Machado, membro da Comissão da Verdade da OAB/SC, trouxe aos presentes uma revelação surpreendente. “Encontramos estas 8 caixas ontem, nem sabíamos da existência deste material, que vai nos ajudar muito na busca da verdade histórica”, disse. Volumes com farta documentação sobre os processos de auditorias militares foram encontrados, bem como documentos analisados pela Comissão Especial de Indenização aos ex-Presos Políticos, constituída em 1998.

Entre os jornalistas já identificados nos processos, segundo o diretor do SJSC Aderbal Filho, constam nomes como os de Paulo e Sérgio da Costa Ramos, Sérgio Bonson, Francisco Pereira, Salim Miguel, Nery Clito Vieira e Marcílio Krieger. Vários deles eram, também, advogados. “É perceptível que naquela época o jornal O Estado era bastante visado. Você publicava um artigo ou charge criticando uma autoridade policial ou militar e já era taxado de subversivo e de comprometer a segurança nacional”, comenta.

“Vi o processo de um jornalista que arrolou como testemunhas de sua boa índole o então senador Antônio Carlos Konder Reis e o empresário de comunicação Mário Petrelli. De nada adiantou”, completa Aderbal, informando que até o caso de um jovem preso por protestar contra o aumento do ingresso de um cinema em São Francisco do Sul foi encontrado.

Integrantes das duas comissões buscarão viabilizar nos próximos dias, junto ao Governo do Estado, a digitalização destes documentos, bem como de outros que porventura sejam encontrados. O objetivo é criar um site para disponibilizar o material para pesquisa dos interessados.

O diretor do SJSC e o advogado Prudente Mello visitarão o Arquivo Público de Santa Catarina na próxima semana. Nova reunião das Comissões da Verdade da OAB e do SJSC foi agendada para o dia 31 de julho.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios