InícioNOTÍCIASIntimidação e violência não vão nos calar, mas nos mobilizar

Intimidação e violência não vão nos calar, mas nos mobilizar

No início da tarde desta terça-feira (25), equipes da imprensa catarinense foram alvo de ameaças e tentativa de intimidação. Profissionais do jornal Notícias do Dia, da TVCom e da RICTV foram atacados com pedras e tiros por criminosos no Morro do Horácio, em Florianópolis. Felizmente, ninguém ficou ferido.

O Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina e a FENAJ – Federação Nacional dos Jornalistas exigem que as autoridades públicas assegurem o livre trânsito dos profissionais no exercício do Jornalismo e de todos os cidadãos. É inaceitável que indivíduos ou grupos se apoderem de áreas urbanas, definam fronteiras e regras próprias, em absoluta afronta ao estado democrático de direito.

O ataque coloca em evidência, mais uma vez, a necessidade de as empresas jornalísticas garantirem a segurança e a própria vida de seus empregados em coberturas de risco. Liderados pela Federação Nacional dos Jornalistas, a FENAJ, o movimento sindical da categoria tem proposto uma negociação sobre segurança no trabalho. Infelizmente, os grandes grupos de comunicação rejeitam o debate e boicotam o diálogo.

O Sindicato dos Jornalistas de SC e a FENAJ se solidarizam com todos os profissionais ameaçados e impedidos de exercer livremente seu ofício de bem informar a sociedade. Violência, gratuita ou não, não vai nos intimidar, mas nos mobilizar.

Florianópolis, 25 de fevereiro de 2014.

Diretoria do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina – SJSC
Diretoria da Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios