O Sindicado dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) repudiam, veementemente, qualquer ato de violência que comprometa a integridade física e moral dos profissionais da imprensa, em qualquer tempo e espaço, principalmente, aqueles infringidos no exercício da profissão de jornalista.
Na manhã desta segunda-feira (23/10), o repórter Cristiano Gomes, da NSC TV, fazia uma cobertura ao vivo para o telejornal Bom Dia Santa Catarina, quando um sujeito, caminhando em sentido contrário, fez um gesto obsceno com a mão diante da câmera e próxima ao rosto do profissional.
O SJSC se solidariza com o colega Cristiano Gomes, que não reagiu à provocação e, mostrando seu profissionalismo, prosseguiu com seu trabalho. Ao autor do gesto (que não é possível identificar, pois estava de costas), nosso desprezo. Sua iniciativa agride não só o livre exercício da profissão de jornalista, como também ao público telespectador.
Também chamamos a atenção das empresas de comunicação sobre a falta de segurança e precarização das relações de trabalho provocadas pela redução das equipes de TV.