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Jornalistas de SC iniciam Campanha Salarial, mas são barrados na NSC

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina (SJSC) deu início nesta segunda-feira, 14, à rodada de visitas às redações como parte da Campanha Salarial 2025. Com o tema “Quem informa SC somos nós”, a mobilização estadual está alinhada à Campanha Salarial Nacional Unificada 2025, coordenada pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e que conta com a participação dos 31 sindicatos da categoria em todo o país.

Em Florianópolis, a diretoria do SJSC esteve no Morro da Cruz, onde estão sediados os principais veículos da capital, para dialogar com os jornalistas e informar sobre os próximos passos da campanha, que deve culminar com a aprovação da pauta de reivindicações até o fim de abril. A nossa diretoria foi impedida de entrar na redação da NSC. a afiliada da Globo em Santa Catarina.

A campanha deste ano tem como foco principal a valorização profissional e o resgate das perdas acumuladas ao longo dos últimos anos — especialmente no período da pandemia, quando a categoria ficou sem acordo de reposição salarial com as empresas.

“Na prática, durante a pandemia da Covid-19, nós passamos dois anos vendo nossos salários serem corroídos pela inflação. Também enfrentamos reduções de jornada, cortes salariais e a perda de colegas queridos. Chegou o momento de as empresas reconhecerem nosso papel e nos valorizarem”, afirma o presidente do SJSC, Fábio Bispo.

Diretoria conversou com jornalistas na redação do Grupo ND+. 

Campanha colaborativa

Um dos pontos centrais da Campanha 2025 é a construção colaborativa da pauta de reivindicações. O SJSC está ouvindo os jornalistas diretamente nas redações, além de ter aberto um formulário online para sugestões e disponibilizado um canal direto via WhatsApp para contato com os profissionais.

Barrados na NSC

Mesmo após mais de uma semana solicitando o acesso à redação da NSC, afiliada da Globo em Florianópolis, a diretoria do SJSC foi impedida de entrar no local para conversar com os jornalistas.

Apesar de o acesso às redações estar garantido pela Convenção Coletiva de Trabalho em vigor, o departamento jurídico da NSC alegou que, com os recursos tecnológicos disponíveis — como WhatsApp e e-mail —, “não vislumbra necessidade de acesso às dependências da empresa”.

A postura da NSC pode configurar prática antissindical, e o departamento jurídico do SJSC já está tomando as medidas cabíveis para reverter a situação e garantir o cumprimento do direito sindical nas próximas visitas.

SJSC ficou do lado de fora da NSC

Apesar da tentativa da empresa de impedir o contato direto com os trabalhadores, muitos jornalistas, cientes da presença do sindicato em frente ao prédio, saíram espontaneamente para se informar sobre a campanha.

“É um absurdo que, em pleno 2025, ainda existam empresas que tentem impedir os trabalhadores de buscarem seus direitos e de se organizarem coletivamente”, criticou Silvia Agostini, diretora do SJSC.

Portas abertas na NDTV

Em contraste com a NSC, o grupo NDTV, afiliado da Record em SC, recebeu a equipe do SJSC de portas abertas. A diretoria foi recebida dentro da redação integrada, onde pôde dialogar livremente com os profissionais, apresentar os objetivos da campanha e ouvir demandas da categoria.

Nas próximas semanas, o SJSC deve continuar as visitas às redações em outras regiões do estado, incluindo Joinville, Criciúma e cidades do Vale do Itajaí.

 

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