Será neste dia 17 de junho de 2010, às 14h, na Esquina Democrática.
O Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina e a Regional Sul da Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação (Enecos) chamam os colegas profissionais, estudantes e professores de Jornalismo, a representação das mantenedoras dos cursos de jornalismo e a sociedade catarinense para um ato de desagravo à decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), que há um ano, em 17 de junho de 2009, decidiu que a formação superior não pode ser exigida dos jornalistas.
Mais do que um erro histórico, a decisão do STF permite o ingresso na profissão a pessoas sem qualquer noção de jornalismo, da sociedade e, especialmente, da ética profissional.
A manifestação pública de todos nós vai além do repúdio a Gilmar Mendes, relator do voto que, pela primeira vez na história de um País, entendeu que não é necessário estudar para o exercício de uma profissão complexa e importante.
O ministro Gilmar Mendes será esquecido com a poeira do tempo e os jornalistas, os estudantes, os cursos e as instituições mantenedoras e a sociedade vencerão esta batalha, trazendo de volta, através do Congresso Nacional, a necessidade da formação para o acesso ao registro profissional.
Em 17 de junho, junte-se a nós. Diga sim à formação dos jornalistas.
Ato em Florianópolis – Dia 17 de junho, das 14h às 16h, na Esquina Democrática, no Calçadão da Felipe Schmidt
Além deste ato no centro da cidade o Sindicato enviou proposta aos cursos de Jornalismo para que realizem manifestações nas suas escolas.
Proposta de Ato nas escolas de jornalismo: 22 de junho, UFSC (Florianópolis); 23 de junho, Unisul (Palhoça); 24 de junho, Estácio de Sá (São José)