São Paulo – A nova campanha da ONG Teto, (também conhecida como “Um Teto Para Meu País”), que constrói novas moradias para famílias em localidades de extrema pobreza, alfineta as “notícias fúteis” que dominam o noticiário e alertam para a pobreza no país.
Criados pela agência Leo Burnett, os anúncios trazem imagens de moradores da comunidade Malvinas (Guarulhos, em São Paulo). Eles seguram cartazes com frases que remetem às manchetes de notícias de celebridades.
“Cantor estaciona o carro na vaga” e “Atriz é vista atravessando a rua” são algumas das “notícias”.
Segundo a ONG, o objetivo não é questionar o que vira notícia, sim o que deixa de ser. Se há muito espaço para notícias sobre o cotidiano das celebridades, falta espaço para notícias sobre faltas de moradia, pessoas em situação de risco e extrema pobreza.
“A pobreza e a desigualdade social são problemas evidentes da nossa sociedade. Ainda assim, poucas vezes são pauta de notícias, poucas vezes surgem nas conversas cotidianas”, diz Carolina Mattar, Diretora Executiva do Teto.
Além de chamar a atenção para a pobreza no país, o objetivo da campanha é buscar voluntários para a “Coleta”, evento que pretende colocar cinco mil voluntários nas ruas de cidades como São Paulo, Campinas, Rio, Curitiba e Salvador para arrecadar recursos nos dias 22, 23 e 24 de maio.
Em janeiro, a ONG já tinha feito uma campanha com celebridades para atrair a atenção do público.
Confira, no link, todas as manchetes da campanha.
Fonte: Exame.com