0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Sindicato dos Jornalistas de SC lamenta morte do ilustrador Claudio Duarte

O Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina manifesta profundo pesar pela morte do ilustrador, chargista, caricaturista e designer gráfico Claudio Duarte, ocorrida no domingo, 4 de janeiro de 2026, em Florianópolis, aos 66 anos.

Ao longo de sua trajetória, Claudio foi reconhecido com importantes prêmios, entre eles o Prêmio Esso de Jornalismo, na categoria Artes Visuais, além de sete premiações internacionais da Society for News Design (SND). Em 2020, venceu o 47º Salão Internacional do Humor de Piracicaba, na categoria Caricatura.

Ele vinha lutando contra um câncer, chegou a fazer uma cirurgia, mas a doença se espalhou. Claudio estava consciente e morreu em casa, ao lado da namorada, Patrícia Bolsoni, e de seu único filho, Francisco.

Claudio Duarte iniciou sua trajetória na imprensa em 1984, com trabalhos publicados na Tribuna de Petrópolis. No ano seguinte, integrou a equipe de ilustradores da Bloch Editores, a convite de Carlos Heitor Cony, atuando em revistas como Manchete e Fatos. Em 1986, foi contratado pelo jornal O Globo, onde trabalhou por 28 anos e construiu a maior parte de sua carreira, tornando-se referência nacional.

O ilustrador Cláudio Duarte morreu neste domingo — Foto: Reprodução/Redes sociais
O ilustrador Cláudio Duarte morreu neste domingo — Foto: Reprodução/Redes sociais

Há quase duas décadas, Claudio vivia em Florianópolis, de onde seguiu atuando como ilustrador e freelancer, tornando-se um dos pioneiros do trabalho remoto no jornalismo brasileiro, em permanente diálogo com as redações do país.

Neste momento de dor, o Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina se solidariza com familiares, amigos e colegas de profissão. O legado de Claudio Duarte permanece vivo na história da imprensa brasileira, na força crítica de suas imagens e na contribuição duradoura para o jornalismo e a liberdade de expressão.

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas