terça-feira, dezembro 6, 2022
InícioNOTÍCIASComeça seminário sobre campanha salarial e negociação coletiva

Começa seminário sobre campanha salarial e negociação coletiva

Começou na manhã deste sábado, dia 3, em Florianópolis, o Seminário Regional Sul de Campanha Salarial e Negociação Coletiva, evento que conta com a participação de dirigentes e representantes da FENAJ e dos sindicatos dos jornalistas da regiao Sul. O objetivo do seminário é debater e construir uma atuação conjunta das entidades em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. O Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina é um dos promotores do evento que termina neste domingo, dia 4.

Confira a programação

Data: 3 e 4 de março de 2012

Local: Escola Sul da CUT/Hotel Canto da Ilha – Ponta das Canas – Florianópolis – SC

Público: Dirigentes e convidados dos Sindicatos de Jornalistas de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Londrina e Paraná e vice-presidência sul da FENAJ.

Sábado (03 de março)

9h30min – Abertura – Presidente da FENAJ, Celso Schröder, vice presidente sul da FENAJ e presidente do Sindicato do RS, José Nunes, presidente do Sindicato de SC, Valmor Fritsche, presidente do Sindicato do PR, Márcio Rodrigues, e presidente do Sindicato de Londrina e diretor da FENAJ, Ayoub Hanna Ayoub.

10h às 12h – Conjuntura econômica e negociações coletivas (a crise global, a realidade brasileira, o quadro das negociações em 2011 e perspectivas) – Afrânio Boppré, economista e professor do Cesusc, José Álvaro Cardoso, Supervisor do Dieese/SC, e Edésio Passos, advogado trabalhista (a confirmar). Mediação de Valci Zuculoto, vice presidente do SJSC e diretora da FENAJ

12h30min às 14h – Almoço

14h às 15h – O quadro das negociações salariais dos jornalistas brasileiros (os principais problemas e as conquistas de 2011) – José Carlos Torves, Diretor da FENAJ, e Antônio Carlos Porto Junior, assessor jurídico do Sindicato dos Jornalistas do RS. Mediação de Sérgio Murillo de Andrade, diretor da FENAJ e do SJSC.

15h às 17h – A realidade local (o quadro das negociações, a situação das principais empresas, a mobilização dos jornalistas de redação e assessoria) – José Nunes (RS), Márcio Rodrigues (PR), Ayoub Hanna Ayoub (LD) e Valmor Fritsche (SC). Mediação de Leonel Camasão, secretário geral do SJSC.

17h – Café

17h30min às 19h30min – Pauta de lutas e estratégias de negociação nas redações e assessorias. Debate aberto a todos os participantes, com mediação do Vice Presidente Sul FENAJ, José Nunes, e secretaria/relatoria dos diretores do SJSC Leonel Camasão e Vera Gasparetto.

20h – Jantar e confraternização

Domingo (4 de março)

9h30 às 10h30min – O papel da comunicação nas campanhas salariais (análise das práticas e veículos de comunicação sindicais, linguagem, a possibilidade das novas mídias e redes sociais) – Celso Vicenzi, jornalista do Sintrafesc, e Gastão Cassel, jornalista da agência Quorum. Mediação de Alexandre Gonçalves, diretor suplente executiva SJSC.

10h30min às 12h30min – Estratégias de comunicação, organização, mobilização e negociação salarial conjunta – Debate aberto a todos os participantes com a mediação do Vice-Presidente Sul FENAJ, José Nunes, e secretaria/relatoria dos diretores do SJSC Leonel Camasão e Vera Gasparetto.

12h30min a 13h – Mesa final, encaminhamentos e encerramento – Presidentes dos quatro Sindicatos e da FENAJ.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Daniel A. Santos on Legislação dos jornalistas
Antônio Carlos Costa on As multidões e os protestos
FERNANDO MARGHETTI NUNES on Dez desejos para o jornalismo em 2016
leonelcamasao on Legislação dos jornalistas
Maria Tercilia Bastos on Nota de pesar
valmor on Convênios
Vilma Gomes Pinho on Convênios