0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

Demissão de jornalista em Joinville após reportagem sobre trabalho análogo à escravidão é um duro golpe na imprensa livre

A demissão do jornalista Leandro Schmitz, do site Folha Metropolitana, de Joinville, em Santa Catarina, esta semana, expõe o que há de mais sagrado para o jornalismo: a liberdade de imprensa.

O jornalista teve o contrato rompido, sem justificativa, no dia em que o site publicou um furo de reportagem de Leandro sobre trabalhadores em situação análoga à escravidão em uma obra da Prefeitura de Joinville em condições degradantes.

A reportagem filmou e fotografou funcionários almoçando dentro de um canil e seguiu à risca o que manda o Código de Ética dos Jornalistas, dando voz a todos os lados envolvidos na cobertura.

Veja, Fórum e Desacato repercutiram o assunto em seus portais.

O Sindicato dos Servidores Públicos de Joinville, que foi uma das fontes na reportagem e que também denuncia o caso, se manifestou em solidariedade ao jornalista e apontando que teria ocorrido “pressão” da prefeitura para demissão do profissional.

O site Folha Metropolitana se manifestou em nota. A empresa afirma que passa por “reestruturações de equipe” e que precisa de jornalistas “com mais tempo à disposição a partir de março”.

Ocorre que o jornalista foi pego de surpresa e não sabia da ruptura do contrato.

Tão logo soube do fato, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina fez contato com o Leandro Schmitz e colocou sua assessoria jurídica à disposição do trabalhador. O SJSC e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) repudiam a forma como ocorreu a demissão de Leandro Schmitz e se solidarizam com o profissional.

Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina

Federação Nacional dos Jornalistas

 

Matérias semelhantes

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidas