0,00 BRL

Nenhum produto no carrinho.

A Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas é responsável por avaliar denúncias contra profissionais que violem o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros. O colegiado é composto por cinco membros.

MEMBROS DA COMISSÃO ESTADUAL DE ÉTICA DE SC

  • Roseméri Laurindo (presidente)
  • Sérgio Murillo de Andrade (vice-presidente)
  • Gastão Cassel (secretário executivo)
  • Marli Vitali (membro)
  • Paulo Arenhart (membro)

 

COMO FUNCIONAM OS PROCESSOS

Após receber a denúncia, a Comissão de Ética terá prazo para dar seu parecer sobre o caso. Denunciantes e denunciados serão ouvidos pela comissão, e a tramitação do processo é em sigilo.

Todo o processo é regido pelo Regimento Interno das Comissões de Ética dos Sindicatos dos Jornalistas.

COMO FAZER UMA DENÚNCIA

As denúncias contra jornalistas devem ser encaminhadas para o e-mail diretoria@sjsc.org.br, por escrito, para apreciação da comissão. As denúncias devem se referir a violações ou não cumprimento do código de ética. Por isso, denunciantes devem ser bem específicos sobre que aspectos foram contrariados. O detalhamento dos acontecimentos auxilia a comissão a avaliar a situação denunciada.

qualquer pessoa, jornalista ou não, pode realizar denúncias.

QUAIS AS PUNIÇÕES POSSÍVEIS

O jornalista, incluídos os dirigentes sindicais, que transgredir o Código de Ética da categoria ficará sujeito às seguintes penalidades:
I – de observação, advertência por escrito, suspensão ou exclusão do quadro social do Sindicato, se associados, nesta ordem;
II – de observação, advertência pública, impedimento temporário ou impedimento definitivo de ingresso em quadro social de Sindicato de Jornalistas, nesta ordem, se não associados.

RESOLUÇÕES DA COMISSÃO DE ÉTICA