Inicial / Comissão de Ética

Comissão de Ética

A Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas é responsável por avaliar denúncias contra profissionais que violem o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros. O colegiado é composto por seis membros.

COMISSÃO ESTADUAL DE ÉTICA

Presidência: Rogério Christofoletti
Vice-presidência: Marcos Bedin
Secretaria Executiva: Marli Vitali
Membros: Ivan Luiz Giacomelli, Sandra Werle e Edmar Francisco (suplente)

 

    • Como fazer uma denúncia?
      As denúncias contra jornalistas devem ser encaminhadas pelo email etica@sjsc.org.br, por escrito, para apreciação da comissão.
    • Como funciona?
      Após receber a denúncia, a Comissão de Ética terá um prazo para dar seu parecer sobre o caso. Se o entendimento for pela condenação, o Sindicato deverá convocar uma assembleia geral específica para este fim
    • Quais são as punições?
      O parecer da Comissão de Ética deverá ser apreciado em assembleia geral específica, que poderá punir o/a jornalista com uma advertência pública ou a expulsão da categoria, o que impede o/a jornalista de se associar ao sindicato, de concorrer, votar e ser votado a seus cargos de direção. A expulsão só é possível mediante aprovação de 2/3 dos presentes, ouvida a Comissão de Ética e a Comissão de Sindicalização e Exercício Profissional. Das penalidades impostas pela Diretoria cabe recurso à Assembleia Geral.